Ainda está tudo em aberto na luta pela vitória final no Dakar 2012, em motos. É que, depois da 10ª etapa disputada hoje entre Iquique e Arica, apenas 21 segundos separam o espanhol Marc Coma (KTM), que é 2º, do francês Cyril Despres (KTM), que lidera.
A etapa de hoje, que incluiu uma especial de 377 quilómetros foi ganha pelo espanhol Joan Barreda (Husqvarna), seguido por Coma (2º) e Despres (3º), separados por escassos dois minutos.
Os três portugueses mais bem classificados em prova – Hélder Rodrigues (Yamaha), Paulo Gonçalves (Husqvarna) e Ruben Faria (KTM) – mantiveram após esta 10ª etapa as classificações que tinham na véspera.
Rodrigues, vencedor de ontem, após a penalização em 15 minutos de vários corredores, foi hoje 4º, apenas batido por Barreda e pelas duas KTM que lutam pelo título.
Com este 4º posto na etapa, Rodrigues reforçou o 3º lugar na geral e voltou a ganhar tempo em relação ao motard que o segue, que continua a ser o espanhol Viladoms, que já está a cerca de 33 minutos.
Paulo Gonçalves, por seu lado, sofreu uma queda na etapa, perdeu tempo e terminou a tirada em 12º, a 19min23seg do vencedor. No entanto, o motard português mantém-se no 7º lugar da geral, apesar de ter perdido tempo para os pilotos que o seguem.
Ruben Faria (KTM), que é o “aguadeiro” do líder Cyril Despres e por isso tem que correr em função dos interesses do seu chefe-de-fila, está quase no Top 10.
Na etapa desta quarta-feira foi 10º, o que lhe permitiu manter o 12º posto da classificação geral.
Cyril Despres comentou a etapa de hoje, onde perdeu tempo para o seu perseguidor Coma, dizendo que «tudo estava a correr bem até ao quilómetro 225». «Mas fiz um pequeno erro de navegação e foi quando Marc me ultrapassou. Ele estava com o Joan Barreda, que eu gostava de cumprimentar por ter feito uma excelente etapa».
«A este nível, qualquer segundo conta! Mas é um cenário que eu pensava que poderia acontecer, por isso não estou surpreendido», acrescentou o francês companheiro do algarvio Ruben Faria
O Peru, pela primeira vez na história do Dakar
Esta quinta-feira, o Dakar 2012 vai entrar finalmente no Peru, o que acontece pela primeira vez na história da mítica prova.
A caravana do rali todo-o-terreno irá percorrer 534 quilómetros cronometrados, entre Arica, ainda no Chile, e Arequipa, no Peru.
Para as motos, trata-se de uma etapa “maratona”, já que não podem receber assistência das suas equipas. Uma característica que poderá tornar esta etapa decisiva para encontrar o vencedor final do Dakar2012.