Em época natalícia e no atual contexto de crise, o movimento de solidariedade intensifica-se no concelho de Odemira, com várias ações para apoiar as famílias mais carenciadas e proporcionar um Natal mais feliz.
Até ao dia 25 de dezembro, vão ser distribuídos 185 cabazes alimentares a famílias carenciadas e cerca de mil prendas para crianças e adolescentes das 17 freguesias.
Estas iniciativas enquadram-se na campanha “Aliados do Natal”, uma campanha de recolha de brinquedos, livros, roupas e bens alimentares, promovida pelo 9º ano consecutivo pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, em parceria e colaboração com o Município de Odemira, empresas, particulares, escolas, Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.
Na distribuição de cabazes alimentares pelas famílias carenciadas do concelho, a TAIPA contou com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de S.Teotónio, dos pais e encarregados de educação dos alunos do Jardim de Infância Nossa Senhora da Piedade e da Campanha “Odemira Solidária – recolha de alimentos”.
As famílias abrangidas pela oferta de cabazes foram sinalizadas através da Segurança Social, Equipa Local de Intervenção Precoce na Infância, APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira, CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odemira e Juntas de Freguesia.
À semelhança de outros anos, numa primeira fase, que decorreu entre os dias 12 e 16 de dezembro, os presentes foram distribuídos junto das famílias mais carenciadas do concelho, através das equipas de intervenção na comunidade. A campanha de oferta é agora alargada a todas as crianças, inspirando a partilha e o espírito de Natal na comunidade.