Noruega e OMM assinam acordo para fortalecer os Serviços de Clima em África

O governo da Noruega assinou na passada semana um acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) para fortalecer os Serviços […]

O governo da Noruega assinou na passada semana um acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM) para fortalecer os Serviços de Clima e ajudar os países Africanos mais vulneráveis, a tornarem-se mais resistentes à variabilidade e às alterações climáticas.

O acordo foi assinado pelo ministro norueguês do Meio Ambiente e Desenvolvimento Internacional, Erik Solheim e secretário-geral da OMM, Michel Jarraud, durante a Conferência da ONU sobre Alterações Climáticas, COP17.

A Noruega irá assim apoiar o Quadro Global de Serviços de Clima (Global Framework for Climate Services), programa que está a ser desenvolvido pela OMM para melhorar a prestação de informações climáticas.

O financiamento acordado para os próximos três anos ajudará os países Africanos a reforçarem a sua capacidade para desenvolver serviços de tempo e clima a nível nacional, subregional e regional e para garantir que estes serviços cheguem às pessoas que mais precisam, agricultores, pescadores, entre outros.

Comentários

pub