Mega operação da PSP de Portimão desmantela tráfico de droga na zona do Alto Xavier

Uma operação da PSP de Portimão, que decorreu na manhã desta terça-feira, levou ao desmantelamento de um grupo que se […]

Uma operação da PSP de Portimão, que decorreu na manhã desta terça-feira, levou ao desmantelamento de um grupo que se dedicava ao tráfico de droga, tendo como base um café da zona do Alto Xavier, em pleno centro antigo da cidade.

Da operação, feita pela Divisão Policial de Portimão, resultou a detenção de cinco homens, com idades entre os 23 e os 30 anos, tendo ainda cinco outros sido constituídos arguidos, todos sob suspeita de tráfico de droga.

A ação envolveu 12 buscas domiciliárias e uma busca a estabelecimento, tendo sido apreendidas 275 doses individuais de cocaína, 250 de heroína, cerca de 9300 euros, três viaturas automóveis, uma balança e outros artigos relacionados com o tráfico de droga.

Já há longos meses que os moradores da zona do Alto Xavier, muitos deles idosos, se vinham queixando da falta de segurança na zona, que se tinha transformado num dos principais “supermercados” de droga de Portimão.

Além da venda de droga quase ao ar livre, na zona sucederam-se pequenos assaltos, a casas, automóveis e pessoas, feitos presumivelmente por toxicodependentes à procura de dinheiro fácil.

Segundo a PSP, desde meados deste ano que um grupo de indivíduos se dedicava à venda de produtos estupefacientes junto a um estabelecimento, a consumidores que ali se concentravam para os comprar.

A polícia garante que esta situação passou a constituir uma sua «preocupação central», «não apenas pela questão criminal, mas também com o intuito de devolver aos residentes desta zona a estabilidade e tranquilidade de outrora».

Largo do Alto Xavier, em Portimão

Anteriormente, a PSP já tinha concretizado dezenas de operações policiais «de carácter preventivo» naquela zona, mas nem isso tinha demovido os traficantes.

Por isso, a polícia adotou uma nova tática e começou por investigar os «indivíduos suspeitos e a atividade ilícita por eles desenvolvida» e depois solicitou os mandados de busca a que hoje esta operação deu cumprimento.

Além do efetivo da Divisão de Portimão da PSP, foram usados na operação elementos do Destacamento da Unidade Especial de Polícia e de outras Subunidades do Comando de Faro, totalizando 60 elementos policiais.

Em comunicado, a PSP termina dizendo esperar que «este fenómeno criminal seja erradicado daquela zona da cidade», «restabelecendo-se», assim, a sua «tranquilidade» habitual.

Os suspeitos detidos vão ser presentes esta quarta-feira no Tribunal de Portimão.

Comentários

pub