Faleceu o pedagogo e gastrónomo Renato Costa

Renato Costa, pedagogo, diretor do Colégio Internacional de Vilamoura e gastrónomo, faleceu esta segunda-feira, no Hospital do Barreiro, vítima de […]

Renato Costa, pedagogo, diretor do Colégio Internacional de Vilamoura e gastrónomo, faleceu esta segunda-feira, no Hospital do Barreiro, vítima de doença prolongada.

Renato Costa, de 51 anos, que era diretor pedagógico do Colégio Internacional de Vilamoura há mais de 20 anos, liderou, desde 1987, uma equipa de professores que se dedicou a aprofundar um modelo de educação internacional em Portugal.

Foi secretário-geral do ensino particular e cooperativo entre 1993 e 1995 e desempenhou vários cargos no ensino particular e cooperativo a nível nacional e internacional.

Foi ainda membro da American Educational Research Association e participou em múltiplas missões internacionais de educação em diversos países do mundo.

Como pedagogo, editou diversos livros, sendo o mais recente “Uma educação para a vida – um projeto de educação internacional no séc. XXI”, que apresentava uma síntese de 10 anos de práticas educativas, numa escola que levou por diante um projeto local e global de educação internacional.

Sob a sua direção, o Colégio Internacional de Vilamoura alcançou os mais elevados níveis de excelência, atingindo mesmo o topo do ranking de escolas nacionais no ano letivo passado.

Mas Renato Costa foi ainda gastrónomo e investigador, tendo abordado a cozinha como uma filosofia de vida. Desenvolvia desde 2005 projetos sobre a cozinha intemporal do Mediterrâneo.

No âmbito da gastronomia, lançou os livros «Em Lume Brando» (2006), uma viagem ao pequeno mundo dos melhores restaurantes tradicionais algarvios e das suas receitas, «Dito & Feito», bem como «Boca a Boca» e «Tal e Qual», com Francisco Piedade.

Em 2010, editou «Sombras Refletidas» e «Sabores Intemporais», onde misturava receitas tradicionais, outras de autor, com contos e pequenas histórias sobre personagens que foi conhecendo ao longo da via.

As cerimónias religiosas realizaram-se na manhã desta terça-feira, no Barreiro, com o corpo a seguir desde a Igreja da Misericórdia para o crematório de Quinta do Conde.

O Sul Informação apresenta as suas condolências à família e aos amigos e alunos de Renato Costa.

Comentários

pub