Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
teatro das figuras

Sul InformaçãoOs estabelecimentos hoteleiros do Algarve apresentaram, no passado mês de outubro, 1,17 milhões de dormidas, valor que equivale a um acréscimo de 5,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, revela a Análise de Conjuntura Turística, hoje divulgada pelo Turismo do Algarve.

A nível nacional, ainda segundo os mesmos dados, as dormidas no Algarve representaram 33,5% do total nesse mesmo mês.

Além disso, à exceção da Alemanha (com uma quebra de 3,6%), todos os principais mercados emissores obtiveram variações homólogas positivas, destacando-se o Reino Unido (aumento de 12,9%).

Banner lateral albufeira

Os estabelecimentos hoteleiros, a nível nacional, registaram 3,49 milhões de dormidas, correspondendo a uma variação homóloga positiva de 2,4%, ou seja, o crescimento foi mais forte na região algarvia.

Em resultado desta subida, em Outubro de 2011, os estabelecimentos hoteleiros do Algarve registaram 42,9 milhões de euros de proveitos totais, correspondendo a uma variação positiva de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Daquele montante, 27,8 milhões de euros dizem respeito ao aposento (+5,2%).

A nível nacional, contabilizaram-se 172,4 milhões de euros de proveitos totais e 115,1 milhões de euros de proveitos de aposento nos estabelecimentos hoteleiros, traduzindo-se em acréscimos homólogos de 4,6% e 5,2%, respetivamente.

Mas não foi apenas ao nível das dormidas em hotéis ou dos proveitos daí resultantes que Outubro registou aumentos. Nesse mês, o Aeroporto de Faro evidenciou um movimento total de 602.788 passageiros, correspondente a uma variação positiva de 1,9%, comparativamente ao mesmo mês de 2010.

Dos principais mercados emissores, o alemão (-19,8%) e o irlandês (-10%) registaram decréscimos no movimento de passageiros, sendo que os restantes apresentaram acréscimos

(Espanha 32,8%, Reino Unido 9,3%, Portugal 3,7% e Holanda 3,5%) comparativamente ao mesmo período do ano passado.

As três principais companhias (Ryanair, Easyjet e Monarch), representaram mais de metade do total de movimentos do Aeroporto de Faro no mês de Outubro, com uma quota de 55,3%, cifrando-se a quota de valores acumulados nos 55,9%.

A operadora Jet2.com destaca-se entre as companhias de topo, com uma variação homóloga mensal de 36,4% e uma variação de 50,2% para os resultados de Janeiro a Outubro.

Por outro lado, em Outubro, a estada média nos estabelecimentos hoteleiros foi de 4,4 noites no Algarve e 2,7 noites a nível nacional.

Na região algarvia, houve mesmo um aumento de 0,1 noites relativamente ao período homólogo, sendo que a nível nacional não houve qualquer alteração.

No que diz respeito aos campos de golfe do Algarve, estes apresentaram um total de 131.189 voltas, ou seja, um acréscimo de 4,1% face ao mesmo mês de 2010.

Os dados estatísticos da Análise de Conjuntura Turística divulgados todos os meses pelo Turismo do Algarve têm como fontes a ANA Aeroportos, a Associação Algarve Golfe, o Instituto Nacional de Estatística (INE) e ainda o Turismo de Portugal/Proturismo.

Sul Informação

Banner lateral albufeira
corrida fotográfica

Também poderá gostar

Aqualine CM

Parque aquático abandonado em Altura transforma-se em turismo rural

Young Receptionist Giving Room Keys To Customer

KIPT lança ferramenta digital de análise estratégica para o turismo

Albufeira Rua 5 de Outubro

Albufeira ruma a Toronto e Nova Iorque para se promover no mercado norte-americano