Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoA APCO – Associação de Paralisia Cerebral de Odemira vai promover amanhã, dia 10 de dezembro, a partir das 9h30, na Biblioteca Municipal de Odemira, o seminário “Capacitar para o futuro”, com o objetivo de celebrar o seu 10º aniversário e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

A sessão de abertura contará com a participação de José Alberto Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de Odemira, José Guerra, diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Beja, e Manuela Forte, presidente da Direção da APCO.

Serão apresentadas várias comunicações: “10 anos de histórias” (APCO), “Qualidade dos serviços nas instituições sociais” (Vítor Dias, Qualificar o Terceiro Sector), “Psicologia positiva” (Luís Neto, Associação Portuguesa de Estudos e Intervenção em Psicologia Positiva) e “Um lugar na sociedade” (Ana Paula Reis, Associação Salvador). Para a tarde estão previstos três workshops, sobre “Capacitação dos pais”, “A escola e a transição para a vida adulta” e “Sexualidade e deficiência”.

recrutamento zoomarine 2025

A organização conta com o apoio do Município de Odemira, Instituto Nacional para a Reabilitação e Caixa de Crédito Agrícola de S.Teotónio. O seminário será dirigido à comunidade escolar, famílias, técnicos e terapeutas, sendo as inscrições gratuitas.

 

“Sonhar uma casa na paisagem”

A Associação de Paralisia Cerebral de Odemira nasceu do empenho e motivação de pais e amigos de crianças e jovens portadores de deficiência, da necessidade de apoiar essas pessoas que saíam das escolas ou que se encontravam no domicílio por carência de respostas locais.

A APCO iniciou a sua atividade com duas respostas sociais, Centro Atividades Ocupacionais e Apoio Domiciliário, e hoje integra igualmente a Intervenção Precoce na Infância.

Desde 2009 está acreditada como Centro de Recursos para a Inclusão (CRI), dando apoio nas escolas a crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.

Atualmente, o grande desafio da APCO é a criação do Lar Residencial em Odemira. “Sonhar uma casa na paisagem” é o lema da campanha de angariação de fundos, com vista ao apelo e envolvimento da sociedade civil, empresas e instituições locais e regionais.

Este será um investimento global na ordem de 1 milhão e 30 mil euros, com financiamento de 598.875 euros, pelo Fundo Social Europeu e Orçamento da Segurança Social, no âmbito do programa POPH.

O Município de Odemira atribuiu o subsídio de 100 mil euros e concedeu apoio técnico. O BPI vai atribuir 100 mil euros, referente ao 1º lugar do Prémio BPI Capacitar (ex aequo com outra instituição).

Para concretizar o projeto, a APCO precisa de reunir a restante verba, no valor de cerca de 231 mil euros.

infraquinta rumo à sustentabilidade
municipio de odemira

Também poderá gostar

Stethoscope and heart isolated on white

Em Maio, Odemira faz “Tudo em Prol do Coração”

INEM 23

Criança ferida em atropelamento ferroviário em Odemira helitransportada para Lisboa

comboios_linha ferroviaria_ferrovia_er_02

Rapaz de 12 anos com ferimentos graves em atropelamento ferroviário em Odemira