A Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória e de recreio, para prestar especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar, devido às previsões de agravamento das condições meteorológicas e do estado do mar durante o dia de hoje e até à próxima sexta-feira.
Assim, recorda a marinha, as previsões indicam que haverá rajadas de vento que poderão atingir os 90 km/h, e ondulação dos quadrantes de Oeste/Noroeste, a aumentar até aos 8 metros de altura em Portugal continental, e de noroeste com 9 metros de altura na Região Autónoma dos Açores. Prevê-se também um agravamento do estado do mar na Região Autónoma da Madeira, com a ondulação a atingir os 3,5 metros do quadrante de sudoeste.
Os Centros de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa e Ponta Delgada estão permanentemente a acompanhar a atividade no mar e prontos para dar resposta a qualquer situação de emergência.
Qualquer informação relativa a uma eventual situação de perigo deverá ser comunicada de imediato para o MRCC Lisboa/MRCC Delgada – em média sempre que os MRCC receberam uma alerta em tempo, 98 em cada 100 pessoas foram salvas.