Marinha sublinha que uso de coletes de salvação poupou vidas de 12 náufragos em Lagos

A Marinha sublinhou, em comunicado, que o naufrágio da embarcação marítimo-turístico «Sol de Lagos», ontem de manhã, junto à Praia […]

Salva vidas transporta náufragos para o cais da Solaria

A Marinha sublinhou, em comunicado, que o naufrágio da embarcação marítimo-turístico «Sol de Lagos», ontem de manhã, junto à Praia do Camilo, na zona da Ponta da Piedade, não teve consequências mais graves devido ao facto de todos os passageiros usarem coletes de salvação.

«Esta situação vem reforçar a importância vital do uso do colete de salvação, tendo a sua utilização permitido salvaguardar a vida de 12 náufragos», salientou.

Segundo a Marinha, o alerta para o barco que se virou foi recebido às 11h39, através do serviço 112.pt.

De imediato, o MRCC Lisboa desencadeou os procedimentos de busca e salvamento aplicáveis, em coordenação com a Autoridade Marítima local, através do Capitão do Porto de Lagos.

A embarcação marítimo-turística «Sol de Lagos», com 6,4 metros de comprimento, virou-se com 11 pessoas a bordo, na Praia do Camilo em Lagos, todas envergando corretamente o colete de salvação.

Três indivíduos de outra embarcação lançaram-se à água em auxílio da embarcação virada. Dada a proximidade de zona do areal da praia, os 14 náufragos chegaram à zona de areia pelos próprios meios.

A Marinha, em articulação com o INEM, evacuou 11 náufragos para o cais da Solaria, em Lagos, para receberem assistência e cuidados médicos, tendo para o efeito empenhado a lancha salva-vidas “SR33” da estação salva-vidas de Ferragudo.

Salva vidas transporta náufragos de Lagos

«Infelizmente, dois dos náufragos [duas senhoras de nacionalidade alemã] que se encontravam inanimados na praia, vieram a falecer, apesar das tentativas de reanimação dos técnicos do INEM».

Duas das vítimas – uma delas o mestre do barco turístico – foram evacuadas pelo helicóptero ao serviço do INEM para o Centro Hospitalar do Barlavento, em Portimão.

Comentários

pub