Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoO Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, em Alte, assinala nos dias 2 e 3 de dezembro, o 140º aniversário do nascimento de Cândido Guerreiro, com um programa de atividades que pretendem relembrar a vida e obra deste poeta altense.

Para o dia 2, sexta-feira, pelas 18h00, decorre a sessão informativa da DECO sobre “Gestão e Orçamento Doméstico”. Já às 21h00, o grupo Ao Luar Teatro apresenta “Sonetos de uma Aldeia”, uma abordagem poética à vida e obra de Cândido Guerreiro.

Para o sábado, dia 3, das 10h00 às 16h30, tem lugar a Batida Fotográfica “Um Olhar sobre Cândido Guerreiro”.

festas da cidade de olhao

Às 14h00, arranca a Feira de dezembro – Mostra de Artesanato da freguesia de Alte, com a presença de artesãos locais que apresentam o seu artesanato.

Às 15h00 é projetado o documentário sobre Alte, de 1966, com a presença do autor Jorge Abreu.

No encerramento das atividades, pelas 21h00, Afonso Dias apresenta um recital de canções e poesia, no âmbito da programação do Outono Cultural, organizado pela Associação Cultural de Alte – Teatro da Estrada.

Paralelamente, também estará patente no hall de entrada do Pólo uma exposição de trabalhos em cortiça de António José Martins.

Natural de Alte, onde nasceu a 3 de dezembro de 1871, Cândido Guerreiro formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi Notário em Loulé e Faro e exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Como poeta, inseria-se na corrente pós-simbolista integrada no grupo da Renascença Portuguesa. Muitos dos seus versos foram traduzidos em italiano, francês e alemão e recolhidos em várias antologias nacionais e estrangeiras.

Deixou uma vasta obra literária. Cultivou todos os géneros poéticos mas foi, sobretudo, um mestre do soneto. É também considerado um grande paisagista literário com uma atitude particularmente dramática.

festas da cidade de olhao
emarp

Também poderá gostar

Loulé. Câmara de Loulé. MC

Dos prémios PME ao desfile etnográfico: Semana do Município de Loulé começa a 26 de Maio

Helder MAcedo

Hélder Macedo vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários APE/CML

Alguns dos responsáveis pela Rede Azul

Rede Azul apoia a criação artística do Algarve e a sua itinerância por toda a região