Vila Real de Santo António recebe etapa do Projeto Regional de Marcha-Corrida

Vila Real de Santo António recebe, no próximo domingo, dia 30 de outubro, mais uma etapa do Projeto Regional de […]

Vila Real de Santo António recebe, no próximo domingo, dia 30 de outubro, mais uma etapa do Projeto Regional de Marcha-Corrida.

A jornada vila-realense irá colocar dois percursos à disposição dos participantes: um maior, de 9 quilómetros, e outro de dificuldade moderada, com 4,5 quilómetros. Ambos os trajetos percorrem o interior da Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA.

O ponto de encontro está agendado para o Complexo Desportivo de VRSA, às 10h00, (partida), devendo os participantes deixar a sua viatura (se for o caso) no estacionamento da nave desportiva.

A participação na atividade é gratuita e aberta a praticantes dos 8 aos 88 anos, estando prevista a distribuição de água e fruta ao longo do percurso.

O Projeto Regional de Marcha-Corrida foi criado pela então Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, que teve a iniciativa de lançar um calendário de marcha-corrida com periodicidade semanal, destinado à população em geral, no sentido de fomentar a prática da atividade física.

Para a concretização da ideia foram convidadas autarquias, Juntas de Freguesia, clubes e associações, consolidando o evento ao longo dos anos e especialmente entre a população com idade superior a 50 anos.

O sucesso alcançado levou a que em todos os concelhos do Algarve se realizasse, pelo menos, uma marcha. O elevado número de candidaturas à organização levou a que se organizassem também marchas noturnas.

Com o lançamento do Programa Nacional de Marcha Corrida, apresentado pela então Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, em abril de 2009, o projeto regional de marchas-passeio passou, a partir de 2009/2010, a ter a denominação de Projeto Regional de Marcha-Corrida, aliando as boas práticas de um projeto com raízes profundas no Algarve a um projeto desenvolvido a nível nacional.

Vila Real de Santo António faz parte da rede

Vila Real de Santo António conta igualmente com um Centro de Marcha e Corrida aberto a toda a comunidade. Um dos objetivos da estrutura é apoiar os munícipes que regularmente praticam a marcha ou a corrida não orientada e que pretendam ser aconselhados, de modo a tirar mais proveito do seu treino.

O centro insere-se na filosofia do Programa Nacional de Marcha Corrida e presta acompanhamento técnico às segundas, quartas e sextas das 18h30 às 20h00.

Existem também treinos orientados, conforme a seguinte programação: 2ª e 4ª feira, marcha e/ ou corrida; 6ª feira, treino de força.

Projeto Regional de Marcha-Corrida em VRSA

Data: domingo, dia 30 de Outubro

Hora: 10h00

Local: Complexo Desportivo de VRSA

Comentários

pub