Universidade do Algarve integra Campus de Excelência Internacional do Mar

O reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro participa esta quinta-feira, na apresentação dos projetos selecionados na 1ª fase do […]

O reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro participa esta quinta-feira, na apresentação dos projetos selecionados na 1ª fase do Programa Campus de Excelência Internacional 2011, que tem lugar no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.

A Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa parceira deste projeto, fundamental e estratégico para todas as áreas em torno do mar.

A sessão de abertura (9h30) será presidida pelo ministro da Educação de Espanha Angel Gabilondo, com a participação de representantes de mais 40 universidades, responsáveis por nove projetos selecionados na primeira fase do Campus de Excelencia Internacional (CEI) 2011.

Além disso, nove projetos do CEI 2009 darão conta dos resultados obtidos nestes anos. Todos os projetos serão avaliados por uma Comissão Internacional de Peritos.

A Universidade do Algarve integra o Campus de Excelência Internacional do Mar, que pretende criar um espaço comum de conhecimento e inovação do meio marinho, através das suas áreas de especialização, onde estão presentes os ramos da Ciência, das Engenharias e das Humanidades.

Com a coordenação da Universidade de Cadiz e a participação de universidades da Andaluzia (Almeria, Granada, Málaga e Huelva), o estudo e a gestão do Mar do litoral sul da Península Ibérica não estariam completos se não fossem realizados em consonância com as costas portuguesa e marroquina.

A Universidade do Algarve e a Universidade de Abdelmalek Essaâdi, em Marrocos, acompanham as universidades e instituições espanholas na direção deste projeto, conferindo assim um forte carácter transfronteiriço e internacional ao Campus.

Foram definidas cinco áreas de especialização, identificadas em função da força e potencialidade do Campus, sendo elas o Conhecimento do Mar, o Mar como Fonte de Recursos, a Gestão do Mar, as Engenharias e o Mar, e o Valor Cultural do Mar.

A propósito do CEI-Mar, o reitor da UAlg defende que este Campus “assume especial importância pelo facto de termos a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica do Mar do Golfo de Cádiz (no qual a costa sul do Algarve se integra), relacionados com a gestão de recursos vivos e minerais, fontes de recursos energéticos, alterações climáticas e turismo”.

João Guerreiro explica ainda que “juntamente com as Universidades parceiras que formam o Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI-MAR), valorizamos e reforçamos a internacionalização da Universidade do Algarve (UAlg) na área das ciências do mar, em especial nas vertentes da formação avançada e da investigação científica”.

“O convite para a Universidade do Algarve integrar o CEI-MAR deve-se ao reconhecimento internacional da investigação científica praticada na UAlg e à proximidade geográfica desta Universidade com o mar, em particular com golfo de Cádiz”, refere com satisfação.

Comentários

pub