Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de almodovar

Sul InformaçãoO reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro participa esta quinta-feira, na apresentação dos projetos selecionados na 1ª fase do Programa Campus de Excelência Internacional 2011, que tem lugar no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid.

A Universidade do Algarve é a única instituição portuguesa parceira deste projeto, fundamental e estratégico para todas as áreas em torno do mar.

A sessão de abertura (9h30) será presidida pelo ministro da Educação de Espanha Angel Gabilondo, com a participação de representantes de mais 40 universidades, responsáveis por nove projetos selecionados na primeira fase do Campus de Excelencia Internacional (CEI) 2011.

jf-quarteira

Além disso, nove projetos do CEI 2009 darão conta dos resultados obtidos nestes anos. Todos os projetos serão avaliados por uma Comissão Internacional de Peritos.

A Universidade do Algarve integra o Campus de Excelência Internacional do Mar, que pretende criar um espaço comum de conhecimento e inovação do meio marinho, através das suas áreas de especialização, onde estão presentes os ramos da Ciência, das Engenharias e das Humanidades.

Com a coordenação da Universidade de Cadiz e a participação de universidades da Andaluzia (Almeria, Granada, Málaga e Huelva), o estudo e a gestão do Mar do litoral sul da Península Ibérica não estariam completos se não fossem realizados em consonância com as costas portuguesa e marroquina.

A Universidade do Algarve e a Universidade de Abdelmalek Essaâdi, em Marrocos, acompanham as universidades e instituições espanholas na direção deste projeto, conferindo assim um forte carácter transfronteiriço e internacional ao Campus.

Foram definidas cinco áreas de especialização, identificadas em função da força e potencialidade do Campus, sendo elas o Conhecimento do Mar, o Mar como Fonte de Recursos, a Gestão do Mar, as Engenharias e o Mar, e o Valor Cultural do Mar.

A propósito do CEI-Mar, o reitor da UAlg defende que este Campus “assume especial importância pelo facto de termos a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre a dinâmica do Mar do Golfo de Cádiz (no qual a costa sul do Algarve se integra), relacionados com a gestão de recursos vivos e minerais, fontes de recursos energéticos, alterações climáticas e turismo”.

João Guerreiro explica ainda que “juntamente com as Universidades parceiras que formam o Campus de Excelência Internacional do Mar (CEI-MAR), valorizamos e reforçamos a internacionalização da Universidade do Algarve (UAlg) na área das ciências do mar, em especial nas vertentes da formação avançada e da investigação científica”.

“O convite para a Universidade do Algarve integrar o CEI-MAR deve-se ao reconhecimento internacional da investigação científica praticada na UAlg e à proximidade geográfica desta Universidade com o mar, em particular com golfo de Cádiz”, refere com satisfação.

Banner lateral albufeira
faceco

Também poderá gostar

Sul Informação - IPBeja viajou até à Geórgia numa missão institucional Erasmus+

IPBeja viajou até à Geórgia numa missão institucional Erasmus+

Sul Informação - Terapia da fala na infância debatida em Loulé com participação gratuita

Projeto da Universidade de Évora mostra que brincar às lutas faz bem às crianças

Sul Informação - Serviços Sociais da GNR e PSP disponibilizam alojamento para estudantes em Faro

Universidade de Évora prevê abrir nova residência em breve