Nadador algarvio quer atravessar Estreito de Gibraltar a nado com ida e volta em 2012

Paulo Sousa, nadador da associação O2-Portimão, quer nadar de Tarifa, Espanha, até Punta Cires, em Marrocos e voltar, atravessando assim, […]

Paulo Sousa, nadador da associação O2-Portimão, quer nadar de Tarifa, Espanha, até Punta Cires, em Marrocos e voltar, atravessando assim, duas vezes seguidas, o Estreito de Gibraltar. Uma proeza que nunca foi conseguida por um português.

Paulo Sousa já fez a travessia do Estreito em 2010. «Nadámos 17 quilómetros em quatro horas e meia, da Europa para África, ligando dois continentes. Isso, para um alpinista, seria o topo da montanha», assegurou.

A intenção de fazer o percurso de ida e volta do Estreito de Gibraltar, a nado, foi manifestada à ACNEG (Associação de travessia a nado do Estreito de Gibraltar), e «são eles que tratam das licenças, segurança e controlam também o meu desempenho», disse Paulo Sousa. Tudo isto implica um montante de 3750 euros.

O nadador vai  estar em Tarifa e assim que surgirem condições faz-se ao mar. O momento tem de ser bem escolhido, pois, após meia hora a nadar, já não é possível voltar para trás. O atleta toca na rocha em Tarifa e depois não pode já tocar no barco, durante a travessia. Só tocará em terra firme em Marrocos e novamente em Espanha.

Por aquelas águas passam navios, há correntes, e isso é levado em conta pelo nadador algarvio. Paulo referiu que «em 2010, vimos lá vendedores de bilhetes para ir ver orcas e golfinhos, lojas com mandíbulas de tubarão daquela costa, e isso faz-nos sentir pequenos em relação ao mundo».

Apesar dos perigos, não há registo de nenhum acidente e as regras da organização obrigam a que saiam da água caso seja detetada alguma ameaça.

A Dupla Travessia do Estreito de Gibraltar é uma iniciativa ambiciosa, que está «dependente de patrocínio que possibilite a inscrição».

O atleta pensa conseguir vários pequenos apoios de 20 euros até chegar à quantia de 3750 euros. Todos os apoios serão publicados em www.o2portimao.com, site onde também se poderá conseguir mais informação sobre o projecto e o nadador.

Comentários

pub