Lagos já inaugurou a área de serviço para autocaravanas (com fotos)

A Câmara Municipal de Lagos criou, junto ao Estádio Municipal, uma área de serviço para autocaravanas, que afirma ser a […]

A Câmara Municipal de Lagos criou, junto ao Estádio Municipal, uma área de serviço para autocaravanas, que afirma ser a «resposta às necessidades dos milhares de autocaravanistas, nacionais e estrangeiros, que anualmente visitam o concelho».

A inauguração da nova estrutura teve lugar a 8 de outubro, contando com a presença do autocaravanista João Mariano (cidadão de Lagos e sócio nº 1 do Clube de Campismo de Lisboa), bem como de membros da direção e de um considerável número de autocaravanistas do Clube de Campismo de Lisboa – CCL, que acederam ao desafio lançado pela autarquia para visitarem a cidade de Lagos, a propósito desta inauguração e atendendo ao facto do seu sócio número 1 ser um ilustre cidadão de Lagos.

Para além das entidades locais e do CCL, estiveram igualmente presentes representantes de outros organismos ligados a esta modalidade de campismo, nomeadamente o Clube Português de Autocaravanas, o CAI (Clube Autocaravanista Itinerante), a Federação Portuguesa de Autocaravanismo e o CampingCar Portugal (site da especialidade), bem como os autocaravanistas lacobrigenses que se prontificaram a colaborar nesta iniciativa.

Junto ao Estádio Municipal da cidade, passa agora a funcionar uma área de serviço para autocaravanas que permite aos utilizadores proceder ao abastecimento de água potável, ao despejo das águas sujas que se acumulam durante as viagens e, ainda, utilizar os sanitários públicos instalados propositadamente para o efeito.

No local é também autorizado o estacionamento e pernoita das viaturas durante um período limitado de tempo (três dias), embora com restrições ao nível da ocupação do espaço circundante. Por exemplo, não será permitida a colocação de mesas e cadeiras no espaço exterior ou a abertura de toldos.

A Câmara de Lagos diz que o equipamento não pretende «substituir-se aos parques de campismo», mas considera este investimento «determinante para que seja possível conferir ainda maior qualidade a Lagos, enquanto destino turístico, proporcionar aos autocaravanistas as condições de higiene e conforto de que necessitam, quando em visita ao concelho, estimulando este segmento da procura turística e evitar situações de pernoita e de atos abusivos em locais onde a permanência de autocaravanas é interdita, designadamente nos parques e zonas de estacionamento junto às praias e falésias».

O primeiro a usar da palavra foi o vereador Jorge Serpa, que tem a seu cargo os pelouros do Desporto e da Juventude, e que começou por dar a conhecer publicamente o facto de João Mariano ter sido «um pivô muito importante para a criação desta infraestrutura» e manifestou o desejo de que esta «tenha as condições para receber os turistas itinerantes que habitual e muito frequentemente visitam Lagos».

Com a certeza de que «fizemos o melhor que era possível no momento presente», o vereador deixou a promessa de que «tencionamos melhorar, cada vez mais, as condições de acolhimento a estes turistas».

Ao terminar, Jorge Serpa não quis deixar de dirigir, também, as suas palavras de agradecimento «ao Clube de Campismo de Lisboa pelo seu contributo na organização desta atividade de abertura, bem como ao Ruas e ao Cintra, dois autocaravanistas lacobrigenses que localmente apoiaram esta iniciativa».

João Mariano, que esteve presente com a sua autocaravana e o seu fiel amigo (um cão salsicha de 17 anos que partilha da longevidade do seu dono), depois de ter agradecido a homenagem em seu nome (uma vez que este fica perpetuado na placa de inauguração desta área) decidiu dedicar o seu breve discurso ao facto de ser o nº1.

«Estão-me sempre a chamar o n.º 1. Não sei porquê, pois não tem nada de especial».

E, bem-humorado, passou a explicar: «Há uns anos largos, eu era o n.º 20 e qualquer coisa. Depois fui para Angola com a minha mulher e quando regressei, passados uns anos, fui saber da minha situação junto do Clube. Disseram-me, então, que alguns sócios tinham ido fazer autocaravanismo lá para cima, e em consequência disso, eu tinha passado a ser o n.º 1 do CCL. E aqui está explicado como qualquer um podia ser o n.º 1».

Por último, usou da palavra o presidente da Câmara Júlio Barroso, que começou por referir: «agora já temos mais condições para receber os autocaravanistas de forma digna. Queremos pugnar Lagos como grande destino turístico. Mas queremos também que seja um destino acessível a todas as bolsas e proporcionador de um turismo responsável».

Relembrando o facto de Lagos já ter «muito bons parques de campismo», sublinhou o facto de «a partir desta data haver também um sítio para os autocaravanistas descansarem após a sua chegada ou antes do regresso de férias, com os serviços básicos essenciais à viatura e ao conforto dos seus passageiros».

Uma vez que a nova área para autocaravanas se situa muito perto da Esquadra da PSP de Lagos, o autarca chamou a atenção para o facto daquele espaço, ser, «não só um sítio tranquilo, porque lhes está especificamente destinado, mas igualmente um sítio seguro».

Júlio Barroso deixou igualmente uma mensagem sobre o cidadão de Lagos, João Mariano: «Claro que o que nos vem à mente como o grande obreiro disto tudo é o Sr. Prof. Mariano, que corporiza o verdadeiro espírito de autocaravanista: alguém que usa a sua experiência de pedagogo; alguém que está atento e que participa, dando um contributo muito grande para que o nosso concelho vá melhorando as condições para quem nos visita».

No final do dia ainda houve lugar para um jantar de confraternização, promovido pela autarquia e pelo Clube de Campismo de Lisboa, onde decorreu a homenagem ao jubileu a João Mariano.

 

Informação Complementar:

ÁREA DE SERVIÇO PÚBLICA PARA AUTO-CARAVANAS

 

Junto ao Estádio Municipal de Lagos

COORDENADAS: 37º 6’ 57” N | 8º 40’ 44” W

 

SERVIÇOS:

• Estacionamento: 20 lugares

• Pernoita: Máximo 3 noites

• Abastecimento de água: Sim. Serviço tarifado.

Para usufruir deste serviço deverá dirigir-se à receção do Estádio Municipal no seguinte horário: Segunda a Sexta – 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00

Sábados, Domingos e Feriados – em função das actividades a decorrerem no Estádio

Tel. 282 769 589

• Despejo de WC químico: Sim

• Despejo de águas cinzentas: Sim

• WC: Sim

• Internet Wi-Fi: Sim

• Eletricidade: Não

 

CONTACTOS ÚTEIS:

Câmara Municipal de Lagos – 282 771 700

Posto de Turismo – 282 763 031

Polícia de Segurança Pública de Lagos – 282 762 930

Bombeiros Voluntários de Lagos – 282 770 790

Contacto de Emergência Médica – 112

 

 

PARQUES DE CAMPISMO MAIS PRÓXIMOS (c/ serviços para autocaravanas):

 

Parque de Campismo da Trindade

Rossio da Trindade – Lagos

Tel: 282 763 893

www.campingtrindade.pt.la
 

Parque de Campismo do Valverde

Estrada da Praia da Luz – Valverde
Tel: 282 789 211
www.orbitur.pt

 

Turiscampo – Parque de Campismo de Espiche

Estrada Nacional 125 – Espiche
Tel.: 282 789 265

www.turiscampo.com

 

 

EQUIPAMENTOS / SERVIÇOS DISPONÍVEIS nas proximidades da Área de Serviço:

 

Complexo Desportivo Municipal 

Possibilidade de utilização das instalações desportivas (piscinas cobertas, ginásio, pista de atletismo), mediante contacto com a receção do Estádio Municipal.

Recinto de feiras

Calendário de Feiras:

Mercado Mensal de Rua (1.º Sábado de cada mês)

Feira Franca de Lagos (3.ª Semana de Novembro)

 

Transportes

A ONDA – Transportes Públicos Urbanos de Lagos

Paragem mais próxima: junto à PSP

Apanhe a Onda Vermelha (Linha 1 – Circular Urbana) e visite a cidade.

 

Esquadra de Lagos da Polícia de Segurança Pública

 

Supermercado

Comentários

pub