Habitantes do acampamento de etnia cigana atingido pelo temporal em Faro alojados em armazém

Os habitantes do acampamento de etnia cigana do Cerro do Bruxo, em Faro, atingido esta madrugada pelo temporal, foram alojados […]

Os habitantes do acampamento de etnia cigana do Cerro do Bruxo, em Faro, atingido esta madrugada pelo temporal, foram alojados temporariamente num armazém situado à entrada da cidade e propriedade da Junta de Freguesia de São Pedro.

A Câmara de Faro, que coordenou a operação de realojamento em parceria com a Junta de Freguesia, salienta que «as pessoas aqui residentes viram as suas habitações ficarem bastante danificadas ou mesmo destruídas pelos fortes ventos e chuva que se fizeram sentir».

Os muitos danos sofridos no acampamento fizeram com que este deixasse de «reunir condições mínimas para acolher os seus ocupantes», pelo que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Pedro tiveram que «tomar providências».

«Esta deslocalização durará o tempo necessário para que sejam restabelecidas as condições mínimas existentes naquele acampamento».

Fonte do Hospital Distrital de Faro disse ao Sul Informação que doze pessoas desse acampamento cigano, das quais 10 adultos e duas crianças, receberam tratamento naquela unidade hospitalar, durante a madrugada, devido a «escoriações e hematomas» sofridos na sequência do temporal.

Dessas doze pessoas, ao princípio da tarde apenas um homem de 46 anos se mantinha internado, «em observação».

A Câmara de Faro recordou que «o temporal que se abateu de madrugada sobre o concelho de Faro danificou inúmeras estruturas de instituições públicas e de privados e originou uma série de pedidos de socorro à proteção civil e bombeiros».

Os maiores prejuízos verificaram-se no Aeroporto de Faro, onde parte da cobertura ruiu, mas houve ainda queda de painéis e outras estruturas ao longo da EN125 à entrada deFaro, quebra de vidros em armazéns e stands de automóveis, a queda e destruição parcial de um carrossel no Forum Algarve, bem como muitas árvores partidas um pouco por todo o concelho.

Comentários

pub