Cicloperegrinação Algarve-Fátima parte de Albufeira no domingo

A Cicloperegrinação Algarve-Fátima parte de Albufeira, no próximo domingo, rumo ao santuário, numa viagem de quatro dias, com cerca de […]

A Cicloperegrinação Algarve-Fátima parte de Albufeira, no próximo domingo, rumo ao santuário, numa viagem de quatro dias, com cerca de 220 ciclistas a percorrer 424 quilómetros.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi palco da apresentação oficial da 9ª Cicloperegrinação a Fátima. O evento, organizado pela Associação de Ciclismo do Algarve e com o apoio da autarquia, vai decorrer entre os dias 9 e 13 de outubro próximos. A prova é composta por quatro etapas, num total de 424 quilómetros que ligam Albufeira ao santuário de Fátima.

Os ciclistas partem no dia 9 de outubro, pelas 10h30, após a cerimónia de bênção no Largo dos Paços do Município, percorrendo 130 quilómetros até Aljustrel. Segue-se o percurso Aljustrel– Montemor–O-Novo, no dia 10 (em 139 Km). Daí, os peregrinos viajam, a 11, para Alpiarça (85 km). A viagem termina no dia 12, com a etapa Alpiarça -Fátima (70 km), onde os cicloperegrinos vão integrar as cerimónias religiosas que se prolongam até dia 13.

O Município de Albufeira tem-se associado à iniciativa desde a segunda edição, figurando como local de partida da cicloperegrinação algarvia. “Voltamos a apoiar este evento de cariz desportivo e religioso, que demonstra a fé, coragem e determinação das centenas de participantes”, referiu Carlos Quintino, vereador da Câmara Municipal.

Para Bernardino Caliço, vice-presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, “o apoio da autarquia tem sido fundamental para a realização da iniciativa, que este ano viu o número de participantes reduzido devido às dificuldades logísticas que um grande pelotão acarreta”. Embora com menos elementos, esta continua a ser “uma iniciativa única a nível nacional, não havendo registo de uma cicloperegrinação a Fátima desta dimensão”, salientou João Espada, assistente religiosos do evento.

A 9.ª edição da Cicloperegrinação será acompanhada pelo Reverendo Pedro Coelho, pároco de Alcantarilha, que presidirá as Eucaristias realizadas durante o percurso e a Eucaristia Oficial na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima, dia 12, pelas 12h30.

Comentários

pub