Sunday Slow celebra a vida com qualidade e tempo em São Brás de Alportel

Todas as cidades e vilas com a marca “Cittaslow”, a nível mundial, celebram no dia 25 de setembro, pelo segundo […]

Todas as cidades e vilas com a marca “Cittaslow”, a nível mundial, celebram no dia 25 de setembro, pelo segundo ano consecutivo, o Sunday Slow, naquele que será um domingo dedicado à redescoberta das tradições, dos valores, do convívio e da vida com qualidade saboreada com tempo.

Lançada pelo Movimento Mundial CittaSlow, ao qual o concelho de São Brás de Alportel se associou em 2006, “a iniciativa Sunday Slow pretende fazer parar o relógio e, pelo menos durante um domingo, levar as pessoas a redescobrir as suas cidades e vilas, a natureza, o património, as tradições, os aromas da gastronomia, o prazer de uma refeição em boa companhia e um dia saboreado com tempo”, explicou a autarquia em nota de imprensa.

O Município de São Brás de Alportel junta-se à iniciativa e desafia os são-brasenses a dar descanso ao “stress” e saborear, de forma especial, esse domingo. Depois de uma tarde de aventura, em Viagem ao Tempo dos Romanos, no dia 24, no exterior do Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, a manhã de domingo quer-se revigorante… na cozinha.

O programa deste Sunday Slow tem início na Quinta do Peral, com o workshop “Cheiros e sabores de São Brás de Alportel”, com ponto de encontro às 10 horas. O objetivo é, durante uma manhã aprender e saborear, terminando a iniciativa com um gostoso almoço.

A manhã gastronómica resulta de uma colaboração do movimento Slowfood Algarve e conta com a presença do chef Augusto Silva, responsável pelo Restaurante Xarme.

“Após um primeiro momento de workshop, para aprender os segredos dos bombons de ervas e cheiros cítricos do Algarve, os participantes, conduzidos pelo chef Agusto Lima, vão aprender a confecionar as iguarias que seguirão para a mesa do almoço, elaborados a partir dos mais tradicionais ingredientes: uma saborosa torta de migas e legumes, acompanhada por uma salada de laranjas com figos, amêndoa e hortelã e por caviar de beringela e courgette… A refeição contempla ainda batatas salteadas com erva doce, abóbora assada com canela e laranjas assadas com mel e azeite”, desvenda a autarquia em nota de imprensa.

Para obter mais informações sobre a participação neste workshop, os interessados deverão contactar a Quinta do Peral, pelo 289845420 ou do e-mail quintadoperal@cm-sbras.pt.

O programa continua com atividades no Mercado Municipal são-brasense, entre as 14 e as 17 horas, para uma viagem no tempo à redescoberta do Mercado das Trocas. Para participar nesta original iniciativa há que contactar a organização, pelo e-mail mercado@cm-sbras.pt ou pelo 289840019.

No final da tarde haverá um tranquilo passeio à descoberta do “Património e Paisagem Urbana”, com ponto de partida, às 16 horas, no Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha (na Rua do Matadouro, junto às Piscinas Municipais Descobertas), numa iniciativa que integra as Jornadas Europeias do Património.

No dia 25 de setembro, todos os espaços culturais municipais abrem as suas portas e convidam a um olhar mais atento sobre as diversas exposições patentes ao público: o Centro de Artes e Ofícios, onde está patente a exposição de pintura “Loucura”, de Octávio Lourenço; o Centro Explicativo e de Acolhimento da Calçadinha, onde pode visitar a nova exposição “Fragmentos da História de São Brás de Alportel”, que leva o visitante a percorrer a História tendo a cerâmica como guia de viagem; o Centro Museológico do Alportel, onde se encontra exposta a mostra “Tapeçaria de Arte Moderna”, de Gudrun Robinson; a Galeria Municipal que apresenta a primeira exposição individual de Elsie Guerreiro “Da Escuridão… vimos a luz”.

Para fechar com sabor este programa, o Sunday Slow em São Brás de Alportel convida os interessados a celebrar este dia, à mesa. Será por isso possível saborear uma refeição com um desconto de 10 por cento nos restaurantes aderentes: Fonte da Pedra, Graciano, Horta, Retiro dos Bons Amigos e Rocha da Gralheira.

Os vales de desconto estão disponíveis nos serviços municipais e serviços públicos a partir de dia 21 de setembro.

Comentários

pub
pub