Orquestra do Algarve abre 10ª Temporada no Cine-Teatro Louletano

Outubro marca o arranque da 10ª Temporada da Orquestra do Algarve, no Cine-Teatro Louletano, bem como a sua participação no […]

Outubro marca o arranque da 10ª Temporada da Orquestra do Algarve, no Cine-Teatro Louletano, bem como a sua participação no programa das Comemorações do dia 5 de Outubro no Palácio de Belém, em Lisboa.

Além destes, a OA marcará presença em Portimão e Albufeira, em “Concertos para Famílias”, e em Lagoa e na Universidade do Algarve, no âmbito do Ciclo “Solistas da OA”.

Destaque ainda para o concerto de encerramento do ciclo “Música nos Monumentos”, na Igreja Matriz de Paderne.

É já na próxima semana, no dia 4 de outubro, que a Orquestra do Algarve inicia a temporada 2011/2012.

No Cine-Teatro Louletano e sob a direção musical de Cesário Costa, Principal Maestro Convidado da formação, os músicos executarão obras de Nuno Côrte-Real, Richard Strauss e Georges Bizet.

Pedro Ribeiro, 1º Oboé da Orquestra Gulbenkian, acompanhará a OA.

Este concerto tem o apoio do Cine-Teatro Louletano e o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, Mecenas Extraordinário da OA. 

Com o ciclo “Concertos para Famílias”, a OA propõe levar a música às famílias de uma forma guiada, através de um concerto acompanhado de um comentário explicativo pela musicóloga Vanda de Sá.

Os dois primeiros, a realizar nos Auditórios Municipais de Portimão e Albufeira, a 15 e 16 de outubro, respetivamente, são dirigidos por John Avery, maestro associado da OA, na presente temporada.

Nos dias 21 e 26, no Auditório Municipal de Lagoa e na Universidade do Algarve, respetivamente, alguns músicos da OA apresentam-se em concerto como solistas, tendo assim oportunidade de promover o seu valor artístico.

O programa inteiramente dedicado a Vivaldi é interpretado pelos violinistas Laurentiu Simões, Emil Chitakov, Helena Duarte e Krassimir Dzahambazov que terá simultaneamente o papel de maestro neste concerto.

Dirigida pelo seu maestro titular Pedro Neves, a OA vai estar no último fim de semana do mês, a 29 e a 30, na Igreja do Carmo de Tavira e na Igreja Matriz de Paderne, respetivamente.

Em Paderne, o público assistirá ao encerramento do Ciclo “Música nos Monumentos”, uma coprodução entre a OA e a Direção Regional de Cultura do Algarve, contando com a Caixa Geral de Depósitos como Mecenas Extraordinário e com o Crédito Agrícola e a STAP – Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, SA como Apoios.

Comentários

pub