Monchique reforça prevenção dos fogos florestais em setembro

A Câmara Municipal de Monchique, apesar da redução de ignições na área do território municipal, mas preocupada com o elevado […]

A Câmara Municipal de Monchique, apesar da redução de ignições na área do território municipal, mas preocupada com o elevado risco de incêndios, reforçou a prevenção e vigilância aos fogos florestais durante o mês de setembro, com mais duas equipas de vigilância e primeira intervenção.

Além da constituição de mais uma equipa de vigilância móvel com primeira intervenção por parte da Proteção Civil, aumentou a vigilância e a intervenção através do reforço do acordo existente com o Exército Português, através do Regimento de Infantaria de Tavira, que prolongou o programa do contingente que está sedeado em Marmelete. Por outro lado, aumentou a resposta com a inclusão de uma viatura militar com capacidade de intervenção, com guarnição de três elementos, que está localizada a norte da freguesia de Monchique.

Assim, o Dispositivo Municipal de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, aumentou na área territorial do concelho, destacando-se mais esta equipa de primeira intervenção por parte do Exército que constitui uma novidade no panorama regional, reveladora da importância e operacionalidade dos militares.

A aposta na vigilância dissuasora tem tido os seus efeitos positivos, tanto em 2010 como na atualidade, revelando o presidente da Câmara de Monchique Rui André que «o investimento da autarquia no âmbito da prevenção e proteção da floresta, que ocupa mais de 90 por cento do nosso território, é uma das apostas determinantes do executivo”.

Na opinião do edil, não se podem calcular os custos inerentes a estas operações sem perceber os danos causados por situações semelhantes às de 2003 com prejuízos que afetaram toda a população. A prioridade é uma primeira intervenção rápida e eficaz, capaz de mitigar os impactos de um fogo de maiores dimensões, que pode tornar-se incontrolável.

A Câmara Municipal apela ainda a toda a população para o contínuo estado de alerta e para a supressão de comportamentos de risco.

Comentários

pub