Comunidade estrangeira residente no Algarve presta homenagem aos portugueses em Lagoa

Os estrangeiros residentes no Algarve decidiram juntar-se e organizar um festival em honra dos portugueses, no próximo sábado, dia 1 […]

Os estrangeiros residentes no Algarve decidiram juntar-se e organizar um festival em honra dos portugueses, no próximo sábado, dia 1 de outubro, às 15 horas, no Sítio das Fontes, em Lagoa.

«Obrigado Portugal» é uma forma de homenagear a comunidade portuguesa, convidando-a a conhecer um pouco melhor a cultura dos milhares de estrangeiros que escolhem este país para viver.

O evento, segundo a organização, marca ainda o início do Parque dos Sentidos e da Fábrica das Ideias, dois projetos que prometem contribuir para a educação, cultura e turismo na região algarvia.

Marion Buz e Silvano Stabile, organizadores do festival «Obrigado Portugal» explicaram que esta é uma celebração de todos os residentes estrangeiros que escolheram Portugal para viver e, ao mesmo tempo, «um tributo ao potencial que Portugal partilha com os seus residentes estrangeiros e um compromisso para participarmos no desenvolvimento do país, unindo forças, iniciativas e culturas».

Esta iniciativa poderá ser, na visão dos organizadores, o ponto de partida para uma maior cooperação entre a comunidade estrangeira e portuguesa que, ao caminharem de mãos dadas, poderão dar passos maiores em direção ao futuro.

A paisagem natural do Sítio das Fontes convida à partilha da cultura, sendo que no festival estarão representados o artesanato, a música, o teatro e a gastronomia de vários países, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecerem e apreciarem os sabores e artes internacionais que habitam na região.

O momento alto do evento será a apresentação do teaser do filme «Sumo Certo», a primeira longa-metragem algarvia. Para animar a homenagem estão previstos os concertos da banda The Teds e da cantora Samantha Ray.

No recinto haverá ainda um mini parque temático para crianças, que, no futuro, dará lugar a um grande Parque dos Sentidos, num projeto pretende ser um ponto de encontro para todos os algarvios e visitantes da região.

O parque ficará localizado no concelho de Lagoa, estando a inauguração prevista para o verão do próximo ano. Por ainda ser um projeto que não avançou no terreno, os responsáveis pelo continuam abertos a sugestões e ideias, apelando à participação ativa da comunidade.

Além do Parque dos Sentidos, o festival «Obrigado Portugal» marca também o início da Fábrica das Ideias, uma iniciativa que será um espaço de partilha da criatividade pública.

Empresários, criadores, líderes de opinião e profissionais de todas as áreas encontrarão nos espaços da Fábrica das Ideias contactos, dicas e incentivos à criação de projetos e iniciativas que contribuam para a promoção internacional do Algarve.

A organização salienta ainda que «todos os lucros provenientes dos apoios, doações, patrocínios e parcerias durante o festival reverterão a favor destes dois projetos, que pretendem contribuir para o desenvolvimento e promoção da educação, cultura e turismo no Algarve». A entrada no recinto do festival é livre.

Comentários

pub