Primeiro Simpósio Vitivinícola do Algarve fala sobre novidades e inovações no setor

O primeiro Simpósio Vitivinícola do Algarve vai realizar-se no dia 11 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do […]

O primeiro Simpósio Vitivinícola do Algarve vai realizar-se no dia 11 de Maio, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, em Faro.

A iniciativa, promovida pela Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), será dividida em três painéis, ao longo do dia, sobre Viticultura, Enologia e Promoção/Mercados. Para cada um deles, foram convidados especialistas e responsáveis por investigações ou iniciativas inovadoras para o setor do Vinhos do Algarve.

Carlos Gracias, presidente da CVA, disse ao Sul Informação que esta «primeira edição do simpósio, que tem um carácter muito técnico, foi marcada para Faro, capital da região, para marcar a independência deste organismo». «O que temos de defender e afirmar é a qualidade dos vinhos do Algarve, sem ligar a bairrismos dos concelhos», acrescentou, numa clara alusão ao diferendo que a CVA mantém com a Câmara de Lagoa, a propósito da criação, por esta autarquia, da marca «Lagoa, Capital dos Vinhos do Algarve».

Assim, no primeiro painel do Simpósio, dedicado à Viticultura, e que começa às 11h00, Sónia Rodrigues, da CVA, irá apresentar o projeto SIAC-Qualificação «Algarve Wines & Spirits». De seguida, Pedro Tereso falará sobre a viticultura sustentável e o trabalho que tem sido feito no Morgado do Reguengo.

O melhoramento e a preservação da casta algarvia «Negra Mole» será o tema da comunicação de Antero Martins, do Provid/Instituto Superior de Agronomia, seguindo-se a intervenção de António Maçanita, sobre «Fatores de sucesso da Vitivultura no Algarve».

A terminar este painel da manhã, Armindo Rosa e João Costa, da Direção Regional de Agricultura e Pescas, abordarão o tema da «Coleção Ampelográfica do CEAT – Preservação, Caraterização e Estudo – castas de vinho e de mesa».

À tarde, o painel dedicado à Enologia começa às 14h30, com uma apresentação de Manuel Lima, do IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, sobre «Perfil sensorial dos vinhos de Portugal».

De seguida, Fernando Pedrosa (Proenol) vai falar sobre «Ferramentas e estratégias enológicas de biotecnologia para zonas quentes», como o Algarve.

O terceiro e último painel, dedicado à Promoção e aos Mercados, começa às 16h00 com a comunicação «Proteção de Marcas e Denominações de Origem», a cargo do advogado Luís Sommer Ribeiro.

Segue-se a apresentação do Mapa Interativo dos Vinhos do Algarve, por Arturo Gonçalves (PlotBiz) e ainda «O Mercado Global dos Vinhos», por Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal.

O encerramento e a entrega dos prémios do X Concurso de Vinhos do Algarve estão marcados para as 17h30.

As inscrições para a participação neste Simpósio são obrigatórias e sujeitas à capacidade do auditório da EHTA. As inscrições podem ser feitas clicando aqui. Mais informações através do telefone 282341393.

Comentários

pub