Escultura no Pau da Bandeira de Albufeira fará «Homenagem ao Turista»

Por Sul Informação • 26 de Setembro de 2016 -

A escultura «Homenagem ao Turista», da artista Teresa Paulino, vai ser inaugurada amanhã, terça-feira, no miradouro do Pau da Bandeira, […]

Turismo e TuristasA escultura «Homenagem ao Turista», da artista Teresa Paulino, vai ser inaugurada amanhã, terça-feira, no miradouro do Pau da Bandeira, em Albufeira.

Esta obra de arte pública «pretende homenagear uma indústria que, nos últimos 50 anos, mudou a face do concelho, transformando Albufeira num dos destinos mais conhecidos e mais procurados a nível internacional», segundo a Câmara albufeirense.

A escultora responsável por este trabalho é autora de outras obras emblemáticas espalhadas pela região, como as esculturas «Os Observadores» (Aeroporto de Faro) e «A Vendedora do Mercado» (Loulé), bem como pelos trabalhos «Músico da Banda de Paderne» e «A Família de Pescadores», ambas no concelho de Albufeira.

A inauguração da obra de arte, agendada para as 17h00, será o ponto alto das comemorações do Dia Mundial do Turismo, em Albufeira, às quais está associado um programa que prevê, entre outras iniciativas, viagens gratuitas nos autocarros Giro e City Sightseeing, bem como no comboio turístico – neste caso, apenas crianças até aos 11 anos -, entre as 9h00 e as 13h00.

«A Cooperativa de Táxis de Albufeira juntou-se à iniciativa através da distribuição de brindes para quem escolher o táxi como meio de transporte», acrescentou a autarquia.

Este ano, a Câmara voltou a unir esforços com várias empresas, nomeadamente EVA Transportes, Douro Acima, Turistrem e Albucoop, para celebrar o Dia Mundial do Turismo.

Além de ver as vistas e passear pelo concelho, também se poderá olhar para a história de Albufeira, com visitas gratuitas ao Museu Municipal de Arqueologia, na zona antiga da cidade.

O Dia Mundial do Turismo, este ano sob o lema «Turismo para Todos – promover a acessibilidade universal», é celebrado em todo o mundo desde 1980, por decisão da Organização Mundial de Turismo.

As comemorações realizadas em Albufeira visam «mostrar a importância do turismo, nomeadamente a nível cultural, económico e social».

Mais detalhes em: https://www.sulinformacao.pt/2016/09/escultura-no-pau-da-bandeira-de-albufeira-fara-homenagem-ao-turista/