Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Sul InformaçãoO Monte Molião, uma estação arqueológica situada numa elevação frente a Lagos e que terá sido a origem mais remota da cidade, vai estar de novo aberto a visitas na quinta-feira, dia 14 de agosto.

Entre as 9h00 e as 12h00, será aberta a escavação do Monte Molião a todos os interessados em visitá-la e ficar a conhecer estes vestígios postos a descoberto.

Os trabalhos, coordenados pela professora Ana Margarida Arruda, foram iniciados no passado dia 4, prevendo-se que estejam concluídos a 22 de agosto e incidem na cisterna.

sessões de cinema de inverno

Em simultâneo, decorrem os trabalhos necessários de conservação e restauro da própria estrutura, sob a direção do conservador-restaurador Pedro Gago, da Câmara Municipal de Albufeira.

Esta semana, entre os dias 11 e 15, irão decorrer trabalhos de prospecção geofísica na villa romana de São Pedro de Pulgão, por uma equipa da Universidade de Marburg, liderada por Félix Teichner.

Ainda no que diz respeito às Jornadas de Portas Abertas, na tarde de 14 de agosto, às 15h00, estão previstas várias conferências a ter lugar no Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI.

A conferência de abertura está a cargo de Ana Margarida Arruda, responsável pelo projeto de investigação no Monte Molião (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

A conferência final fica a cargo de Félix Teichner (Universidade de Marburg) especialista no estudo de villas romanas, que já investigou, entre outras, a villa romana de Milreu (Estoi, Faro), de Cerro da Vila (Vilamoura) e da Abicada (Portimão), e que iniciou, em 2008, a investigação, em colaboração com a Câmara Municipal de Lagos, da villa romana de São Pedro de Pulgão. Deixará aqui um cheirinho do que se conhece desta villa, no contexto geral do Algarve.

Esta iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Lagos e conta com a colaboração da UNIARQ – Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.

 

Sul InformaçãoPROGRAMA | DIA 14 – 4ªs Jornadas de Portas Abertas Monte Molião
Destinatários: Público em geral / Entrada Livre

9h00 às 12h00 | Monte Molião de Portas Abertas

15h00 | Sessão de Conferências (Auditório dos Paços do Concelho Séc. XXI)

15h00 | Sessão de Abertura – Presidente da Câmara Municipal de Lagos
Maria Joaquina Matos

15h30 | Monte Molião: 2500 anos de história.
Ana Margarida Arruda

15h50 | As arquiteturas de Monte Molião: fragmentos de cidades.
Francisco Gomes

16h10 | A conservação e o restauro da cisterna de Monte Molião.
Pedro Gago

16h30 | Debate

Intervalo

17h00 | As villas romanas do Algarve
Félix Teichner

17h30 | Debate

18h00 | Encerramento

 

 

jf-quarteira

Também poderá gostar

A Savana e a Montanha_3

Filme “A Savana e a Montanha” apresenta-se em Portimão, Lagos, Faro e São Brás de Alportel

imgLoaderUrl

Baleizão vai ter “Casa da Memória” para valorizar o património arqueológico

a "Toalha da Unidade – Toalha da Vitória da Ucrânia" é um “projeto iniciado em 2024 em Tallinn (Estónia) por ocasião do Dia dos Defensores e Defensoras da Ucrânia. O seu principal objetivo é unir ucranianos de todo o mundo através do bordado conjunto de toalhas, simbolizando a unidade, a força de espírito e a aspiração à vitória”.
A toalha tem estado a ser elaborada em vários locais, incluindo Lagos, onde será exposta no dia 6, recebendo nesse momento as partes que foram confecionadas no concelho. O ato vai ser protagonizado pelo presidente da Câmara Municipal e pela presidente da Assembleia Municipal de Lagos, na presença do presidente da Oranta, do executivo municipal e de todas as entidades que pretendam testemunhar este momento simbólico de solidariedade pela causa do povo ucraniano e defesa da paz

Exposição em Lagos mostrou a «riqueza cultural» da Ucrânia