Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

Sul InformaçãoA Barragem de Odelouca, destinada exclusivamente ao consumo público, começou a fornecer água ao Barlavento algarvio no dia 1 de junho do ano passado. Foi o concretizar de um polémico projeto que deu os seus primeiros passos 40 anos antes, em 1972.

Desde então, a albufeira que constitui o maior sistema do Algarve já forneceu 30 milhões de metros cúbicos de água.

Trata-se da segunda maior barragem em terra do país (a maior é a de Santa Clara, no Baixo Alentejo), mas a única que, no interior do seu paredão tem um túnel que o percorre de um lado ao outro.

recrutamento zoomarine 2025

Esse túnel, que os jornalistas puderam percorrer na semana passada, durante uma visita organizada pela empresa Águas do Algarve, responsável pela construção, gestão e exploração da albufeira, destina-se a facilitar o acesso dos técnicos que fazem a monitorização regular do paredão. No seu interior estão diversos instrumentos, nomeadamente sismógrafos, ligados ao LNEC.

Sul InformaçãoMas Odelouca tem ainda outros aspetos em que é singular. Assim, é a única barragem do Algarve que tem um Plano de Emergência Externo, bem como um perímetro de proteção já delimitado. Este plano já foi entregue à Agência Portuguesa de Ambiente (APA), em conjunto com a qual foi elaborado, e está apenas a aguardar a sua publicação.

No final do ano, em conjunto com a Proteção Civil, vai ser promovido um simulacro de acidente envolvendo a população do vale de Odelouca, a jusante da barragem, para testar os procedimentos de segurança.

Esta é também a única barragem do Algarve apenas destinada ao abastecimento público, o que levou as Águas do Algarve a fazer um estudo de todas as fontes de poluição, nomeadamente as suiniculturas, outras explorações agropecuárias ou agrícolas, esgotos domésticos. A água da albufeira de Odelouca abastece a ETA de Alcantarilha, para produção de água para consumo humano.

Para poder ver tudo isto de perto, no próximo dia 6 de Julho, sábado, entre as 10h00 e as 17h00, a empresa Águas do Algarve vai receber todos aqueles que queiram visitar a Barragem de Odelouca, sem necessidade de marcação prévia. Por isso, se tem curiosidade em conhecer esta albufeira não perca a oportunidade.

A Barragem de Odelouca resulta de um investimento da ordem dos 76 milhões de euros (onde se insere a componente da obra e a componente ambiental). O lago artificial estende-se ao longo de 21 quilómetros.

 

Algumas datas interessantes:

 

Sul InformaçãoPrimeiros trabalhos sobre Odelouca – 1972

Estudos/Projeto e Processo de AIA – 1997-1999

Empreitada do Túnel Odelouca-Funcho
consignação – 2001-Jul
fim – 2006-Mar

1ª Empreitada da Barragem
consignação – 2001-Out
suspensão – 2003-Nov
rescisão – 2003-Dez

Transferência do Empreendimento Odelouca para a AdA – 2006-Dez

Empreitada de Conclusão da Construção da Barragem
início dos trabalhos – 2007-Fev
conclusão do corpo da barragem – 2009-Mar
início do Enchimento da albufeira – 2009-Dez

Título de Captação – Contrato de Concessão para a AdA – 2009- Jul

Início de Exploração – 2012 – Maio

sessões de cinema de inverno

Também poderá gostar

ETAR Almargem

ETAR de Almargem vai produzir água reutilizada para regar campos de golfe

chuveiro - casa de banho -unsplash

Intervenção na Rede de Abastecimento obrigada a corte de água na Tôr esta terça-feira

CR_Fotos de Faro_ Biblioteca Municipal

Projeto “Biblioágua” passa pela Biblioteca de Faro