Relembrar Fernão de Magalhães, 1521-2021

Magalhães nunca teve como projeto fazer a primeira viagem de circum-navegação

Passam, em 27 de abril de 2021, quinhentos anos sobre a morte de Fernão de Magalhães. Boa altura para esclarecer um equívoco que anda associado ao nome do navegador português, o de que ele teria sido responsável pela organização da primeira viagem de circum-navegação do globo terrestre.

Trata-se de uma ideia errónea, que importa corrigir, pois em momento algum do percurso vivencial conhecido de Magalhães é possível associá-lo a um tal projeto de navegação.

Por esses anos, os portugueses tinham descoberto o caminho marítimo para a Índia (1498), que passaram a controlar em exclusivo, como consequência do Tratado de Tordesilhas, assinado com Espanha poucos anos antes.

Na Índia, os portugueses estabeleceram bases que lhes permitiam participar no comércio de produtos orientais exóticos. E, desde logo, tentaram alcançar os lugares de produção das mais valiosas mercadorias, como as ilhas de Maluco, na atual Indonésia, que foram atingidas em 1512, e onde eram produzidos o cravinho e a noz-moscada.

O próprio Fernão de Magalhães passou uma larga temporada no Oriente, entre 1505 e 1513, participando como homem de armas na construção do império marítimo português.

De regresso a Portugal, e por razões algo obscuras, Magalhães viu recusado por el-rei D. Manuel I o seu pedido de aumento da pensão a que todos os fidalgos tinham direito, após o período de serviço nas armadas ou exércitos régios.

Delineou então o projeto de navegar para as ilhas de Maluco por uma rota ocidental, partindo do princípio de que existiria, no sul do continente americano, que então estava a ser explorado por portugueses e espanhóis, uma passagem para o Oriente. Esta rota, evidentemente, não poderia interessar à Coroa lusitana, que dominava já o caminho marítimo para a Índia.

Fernão de Magalhães abandonou Portugal em 1517, e foi apresentar o seu projeto de navegação a Carlos I de Espanha, que de imediato o aprovou, pois assim vislumbrava a hipótese de concretizar o plano formulado por Cristóvão Colombo alguns anos antes, atingir a Ásia navegando para ocidente, mas sem infringir as disposições do Tratado de Tordesilhas.

Magalhães partiu de Sevilha em 1519, com uma armada de quatro navios, com o único objetivo de atingir as ilhas de Maluco e reclamá-las para a Coroa espanhola.

Descobriu efetivamente o estreito que hoje tem o seu nome e, atravessando o Pacífico, atingiu o arquipélago das Filipinas, onde viria a morrer na ilha de Mactán, num confronto com populações locais.

A viagem de circum-navegação seria concluída em 1522, sob o comando do seu colaborador Juan Sebastián Elcano; mas o próprio Magalhães nunca delineara um tal projeto.

 

 

Autor: Rui Loureiro, Historiador, Diretor do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes

 

 

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