Ana Filipa Silvestre desafia liderança de João Vasconcelos na distrital do Bloco de Esquerda

Eleições realizam-se a 12 de Dezembro

João Vasconcelos vai ter concorrência pela liderança da Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda. As eleições estão marcadas para 12 de Dezembro e ao atual deputado, que encabeça a lista A, vai opor-se Ana Filipa Silvestre, da Lista B.

A existência de posições alternativas no BE não é uma novidade Algarve e também não é uma novidade no país, tendo em conta que, na última convenção do partido, a nível nacional, houve mais do que uma moção a votação.

«É um sinal das várias sensibilidades do Bloco de Esquerda. O Bloco é um partido democrático e é natural a apresentação de duas listas», destaca João Vasconcelos, ao Sul Informação.

Ainda assim, realça, «convidámos os nossos opositores para a criação de uma lista unitária, porque achamos que é preciso conjugar forças nesta altura. Mas não foi aceite».

A Lista A, que Vasconcelos diz ser uma lista «de continuidade», apresenta a votos, para o biénio 2020-2022, a moção “Junt@s na resposta à crise e na afirmação de uma alternativa popular e socialista no Algarve”.

Esta proposta tem como objetivo prioritário a luta pelo cumprimento do Plano de Emergência Social e Económica para o Algarve, que foi apresentado pelos bloquistas e aprovado na Assembleia da República a 19 de Junho.

«Essa foi uma vitória muito importante para o Bloco de Esquerda, mas particularmente para o Algarve, que está a viver uma das maiores crises da sua história. Uma nova batalha que agora começa é a exigência para que o Governo cumpra o que determinou o Parlamento», lê-se na moção.

Outros dos objetivos de atuação da lista A passam pela «defesa do ambiente e o combate à desertificação do interior», pela criação da Região Administrativa do Algarve ou pelo reforço da frente autárquica.

Por seu lado, a Lista B, liderada por Ana Filipa Silvestre «propõe à organização no distrito “Mudar de Vida!”», para dar «um novo impulso ao BE no Algarve».

Esta candidatura surge a partir da Plataforma +Bloco +Algarve, que «reúne militantes e ativistas do Bloco de Esquerda do Algarve com diferentes percursos no partido e nos movimentos sociais. Nasceu em 2018 com o objetivo de participar ativa e criticamente na luta por um Bloco mais democrático, disputando espaço político nos órgãos de decisão internos de forma a construir um Bloco mais aberto, de debate plural para uma maior ligação às bases».

Na lista, realça o movimento, há uma «uma clara abertura a quadros novos e jovens nos lugares de topo em comunhão com militantes de longa data».

O programa de candidatura da Lista B é orientado em 6 pontos: alterações climáticas; economia e desenvolvimento regional; apoio social em tempo de crise; defender os serviços públicos como condição de igualdade e bem estar; regionalização; e mais democracia, mais participação e mais escrutínio na organização do Bloco de Esquerda do Algarve.

«Com esta candidatura é apresentado um projeto pela renovação em que os militantes e as estruturas têm o dever de exercer atividade reivindicativa e propositiva estratégica a nível local, regional e nacional. As estruturas locais devem ser o centro da ação política, promovendo iniciativas e crescendo em organização e número de aderentes, com autonomia política e financeira, passando ao nível local a mensagem que “o Bloco faz falta!”», acrescenta a Lista B em nota enviada às redações.

Listas Completas:

Lista A:

João Manuel Duarte Vasconcelos
Luís Manuel da Rosa Fernandes
Maria Celeste Rodrigues dos Santos
Igor Miguel Gago
Jorge Manuel Albano da Encarnação Ramos
Mariette Martinho
Augusto Arnaldo Nunes Otero Taveira
Paulo Jorge Afonso da Silva
Inês Margarida Marreiros Gonçalves
Joaquim Alberto Coelho Gomes
Aníbal Acácio Mendes Coutinho
Dóris Rafael Peleira, Animadora Social
Pedro Miguel Sousa Mota
Carlos Guerreiro Brito
Tatiana Isabel Duarte Pacheco
Artur Jorge Pereira Duarte
Mário Fernando Ascenso de Matos
Joaquina Maria Rosa Lourenço
Soraia Rosa Baptista
Bernardino José Rodrigues Guia
Miguel Jorge Medeiros Martins Madeira

Suplentes:
Adriana de Mendonça Bravo Cotovio
Eunice Neto dos Reis Sequeira
Mário David Pereira Mateus
Armanda Pulquéria Silva

Mandatário: Vítor Manuel Bexiga Ruivo

 

Lista B:

Ana Filipa Piçarra Silvestre
José António Sousa Moreira
Andreia Lopes Branco Pais
Alcindo Gramacho Norte
José Manuel Baptista do Carmo
Sandra Cristina Ferreira da Costa
Rogério Rochinha Jesus Ferreira
José Manuel Dias Domingos
Maria Luísa Vieira Penísga González
José Manuel Maia dos Santos
Carlos Alberto Alexandre Cabrita
Carla Sofia Caneiro Escarduça
David Eduardo Vicente Roque
Tiago da Cruz Simão Grosso
Nadja Serra Firmino
Francisco Brás
Miguel Ângelo Rodrigues Pinheiro
Célia Maria Ferreira Correia Alfarroba da Silva
Honório Gonçalves

Suplentes:
Tomás Filipe Cavaco Ramos
Maria Manuela Marcelino
Carlos Aboim de Brito
João Carlos Pereira Peres Brandão
Cátia Sofia Tomázia da Silva
Paulo Sérgio Esteves Faria

Mandatário: João Brandão

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub