Museu de Arqueologia de Albufeira é um dos 11 museus de todo o mundo a receber selo «Come-In»

Projeto destina-se a impulsionar a cooperação transnacional para a acessibilidade e inclusão, visando oferecer uma experiência museológica para todos

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira é um dos 11 museus de todo o mundo que acabam de receber o «Come-In Label», pelos seus esforços em tornar as suas estruturas e exposições mais acessíveis para todos.

O selo «Come-In» foi atribuído a 11 museus da Áustria, Bangladesh, Croácia, Itália, Polónia, Portugal, República da Macedónia do Norte e Eslovénia. Em Portugal, além do Museu de Arqueologia albufeirense, recebeu ainda este selo de acessibilidade o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.

Os museus selecionados passam a fazer parte oficialmente da rede «Come-In» ao lado dos 7 museus parceiros do Come-In, projeto destinado a impulsionar a cooperação transnacional para a acessibilidade e inclusão, visando oferecer uma experiência museológica para todos.

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, 21 anos depois de abrir as suas portas, investiu este ano 350 mil euros para criar o museu «mais inclusivo» do Algarve, como o Sul Informação deu conta numa reportagem, em Julho passado.

O investimento destinou-se a «dotar o espaço e zona envolvente de todos os meios necessários à criação de um percurso acessível para todos os públicos, com interpretação e fruição em iguais circunstâncias, independentemente das suas aptidões físicas, cognitivas, sociais ou culturais». Foi este investimento que valeu ao Museu de Albufeira a atribuição do selo «Come-In», que atesta a acessibilidade da estrutura.

 

Peças tácteis no Museu de Arqueologia de Albufeira – Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

O selo foi desenvolvido no âmbito do «Come-In!» projeto que teve como objetivo melhorar as capacidades dos agentes museológicos e valorizar o património cultural tornando-o acessível a todos.

Tem ainda como objetivo ser um rótulo mundial para museus empenhados na acessibilidade, promovendo a democracia, a não discriminação, a igualdade de oportunidades e a cultura acessível. Promove novas formas de pensar e de ter acesso à cultura através de experiências multissensoriais e abordagens inovadoras.

Museus de todos os tipos e de todo o mundo podem inscrever-se para obter este selo. A segunda ronda de candidaturas (call) será lançada no início de 2021.

Este selo «Come-In» é promovido pela Iniciativa da Europa Central (CEI), organismo fundado em Budapeste em 11 de Novembro de 1989. Trata-se de um fórum intergovernamental regional empenhado em apoiar a integração europeia e o desenvolvimento sustentável através da cooperação entre os seus Estados-Membros e também com a União Europeia, organizações internacionais e regionais, como acontece com outras instituições públicas ou privadas e organizações não governamentais.

 

Lista de Museus com o selo «Come-In»:

KHM-Museumsverband, Austria

Archaeological Museum of Republic of North Macedonia

4 Domes Pavilion, Poland

Museo del Territorio San Daniele (Museum of the Territory), Italy

Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, Portugal

Civic Museum of Natural History “Silvia Zenari”, Italy

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira, Portugal

Zagreb City Museum, Croatia

Dežela kozolcev Šentrupert, Slovenia

LOKAYAN Livelihood museum, Bangladesh

Civico Museo d’Antichità “J.J. Winckelmann”, Italy

Museum and Florentine Institute of Prehistory Paolo Graziosi, Italy

Archaeological Museum of Udine, Italy

Maritime Museum of Piran, Slovenia

Archaeological Museum of Istra-Pula, Croatia

Museum of the Working World Steyr, Austria

Museum of Prehistory and Protohistory of Thuringia, Germany

Archaeological Museum of Krakow, Poland

 

 


 

Ajude-nos a fazer o Sul Informação!
Contribua com o seu donativo, para que possamos continuar a fazer o seu jornal!

Clique aqui para apoiar-nos (Paypal)
Ou use o nosso IBAN PT50 0018 0003 38929600020 44

 

 



Comentários

pub