Quarteira celebra Nossa Senhora da Conceição

Este domingo é feriado por ser Dia da Imaculada Conceição (8 de Dezembro)

Quarteira é palco este domingo, 8 de Dezembro, da tradicional Festa em Honra de Nossa Senhora da Conceição, cujo ponto alto é a viagem de barco da padroeira. 

As comemorações arrancam no sábado, dia 7, às 21h00, com a procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora em direção à Igreja S. Pedro do Mar.

Já no dia 8, momento alto desta Festa, a manhã arranca com uma alvorada, às 9h00. Às 14h00, haverá missa na Igreja de S. Pedro do Mar, seguindo-se, a partir das 15h00, a procissão solene com a imagem de Nossa Senhora, em direção ao Porto de Abrigo.

O ponto alto desta festa é a viagem de barco da Padroeira, acompanhada por muitos fiéis, especialmente pelos pescadores que, com as suas embarcações engalanadas, demonstram toda a devoção e afeto pela sua protetora.

 

 

À bênção do mar e das embarcações segue-se o regresso à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. A imagem pequena do Porto de Abrigo regressa à sua capelinha.

Entre as 18h00 e as 23h00, haverá um espaço de gastronomia em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, bem como um momento musical com Rita Melo e Bruno Neves, venda de ramos e leilão de ofertas.

A Festa em honra de Nossa Senhora da Conceição em Quarteira é uma tradição com raízes culturais antigas, já que a imagem foi encontrada nas redes pelos pescadores há mais de 200 anos, estando profundamente integrada na comunidade piscatória e em todos os quarteirenses.

Reza a história da pequena capela do Porto de Pesca que, no mesmo ano em que esta foi erigida, protegeu as embarcações de um violento temporal que se abateu na costa do Algarve, apesar dos estragos materiais provocados.

«A Festa da Nossa Senhora da Conceição tornou-se, com o passar dos anos, não só uma importante manifestação religiosa mas também uma atração para muitos visitantes nacionais e estrangeiros que marcam presença neste feriado nacional na cidade de Quarteira», diz a Câmara de Loulé.

Comentários

pub