Paixão pelo café garante medalha europeia a aluna da Escola de Hotelaria do Algarve

Lara Gomes tem apenas 20 anos mas a sua vida já se escreve à volta de uma palavra com 4 letras: Café

Lara Gomes, de 20 anos, recém-formada em Gestão de Restauração e Bebidas na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Faro), conquistou a medalha de bronze na categoria Barista, na 37ª edição da Conferência e Competição Anual da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), que se realizou em Riga, na Letónia, de 4 a 9 de novembro.

430 estudantes oriundos de 24 países participaram nesta competição, que abrange várias categorias ligadas aos diferentes ramos da Hotelaria e Turismo e nas quais os concorrentes têm de executar diversas provas.

Lara Gomes, a participar na categoria Barista, teve de realizar uma prova teórica em língua inglesa sobre a temática do café e uma prova prática que consistiu na execução de dois expressos, dois cappuccinos e ainda uma bebida de autor com duas doses.

 

Lara com a colega dos Países Baixos, com a qual fez equipa

 

As provas foram prestadas em equipa com uma aluna representante dos Países Baixos, numa parceria que resultou em cheio, mesmo tendo em conta a exigência técnica da prova prática.

«Por exemplo, para obter o expresso perfeito, cada grama de café conta. Depende muito da forma como nós lidamos com o café, a maneira como é prensado e colocado na máquina, pois cada detalhe irá afetar o sabor final do expresso. Portanto, tem de haver uma delicadeza e cuidado extremos para se conseguir retirar o melhor que o café tem para nos oferecer numa simples chávena», explica Lara Gomes.

Com o curso de Gestão de Restauração e Bebidas (curso pós 12º ano) concluído há apenas dois meses na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, a jovem, natural da Vidigueira, não tem dúvidas sobre a vida profissional que agora começa.

«Esta experiência incrível só me deu mais vontade de aprofundar a minha paixão pela área de Barista, especialmente no que toca ao rabbit hole que são os cafés de especialidade e as competições que os rodeiam. Acho que, por agora, quero trabalhar, aprender o máximo possível e conhecer o maior número de pessoas ligadas à área, para, eventualmente daqui a alguns anos, começar a participar em competições de nível profissional».

A profissão de Barista tem ganho cada vez mais relevância no universo do Bar e Restauração. O Barista é um especialista em café e que domina a arte de preparação de bebidas à base desse ingrediente.

Saber extrair o melhor sabor de diferentes grãos e conseguir vaporizar leite com precisão, criando diferentes padrões, são apenas algumas das competências exigidas atualmente a um Barista.

 

 



Comentários

pub