A Biblioteca Municipal de Lagoa vai acolher, no dia 12 de Novembro, uma ação do projeto educativo «O Arco da Íris», que visa fomentar o gosto pela leitura e pela criatividade, sensibilizando os jovens para a importância da sustentabilidade, um dos temas centrais do projeto.
O projeto, que já chegou a mais de 3000 crianças no Algarve e no Alentejo, é agora dinamizado junto dos alunos da Escola EB1/JI de Lagoa, no dia 12, entre as 11h30 e as 12h30, com o apoio da Unidade de Cultura da CCDR Algarve, do IPDJ, da Águas do Algarve e da Agência Portuguesa do Ambiente.
Realizado em colaboração com o município de Lagoa, o evento destaca a importância de criar sinergias que potenciem o desenvolvimento educacional e pessoal das crianças, preparando-as para os desafios que enfrentam, incluindo os desafios ambientais.
Nesta ação será também dada continuidade à produção de uma curta-metragem, em formato de video case, apoiada pela CCDR Algarve.
Este projeto audiovisual tem como objetivo «documentar as atividades, distinguir o mérito deste tipo de iniciativas, e
destacar a relevância da Educação para a Sustentabilidade, reforçando a importância de um trabalho contínuo nesta área», refere a organização.
«Ao capturar momentos de aprendizagem e crescimento, pretende inspirar e educar, sublinhando a importância de projetos que promovem o desenvolvimento integral das crianças», continuam.
Gabriela Pacheco, autora da obra literária e ferramenta pedagógica «O Arco da Íris» partilhará, entre brincadeiras, a sua paixão pelos livros e pela escrita.
«É um privilégio poder inspirar as crianças a explorar o mundo da leitura e da imaginação», afirmou Pacheco, sublinhando ainda a importância do apoio institucional. «O compromisso dos municípios com a educação e a cultura é vital. Juntos, cultivamos uma geração mais consciente e responsável», disse.
Durante o evento, as crianças terão a oportunidade de participar em diversas atividades surpresa e num momento de perguntas e respostas com a autora. As atividades são desenhadas para estimular o pensamento crítico e a curiosidade, incentivando os jovens a refletirem sobre o papel de cada um na construção de um mundo mais sustentável.
O professor André Lima, um dos coordenadores do projeto, afirma ainda que «este tipo de ação é fundamental para aproximar as crianças dos livros e dos temas que moldam o nosso futuro».
«A biblioteca é um espaço de descoberta e aprendizagem, e eventos como este reforçam a sua missão educativa e cultural».
Comentários