Lanches saudáveis e linguagem na infância são temas de sessões gratuitas em Portimão

No âmbito do ciclo “Educar para um melhor futuro”

A importância dos lanches saudáveis e da linguagem na infância são dois dos temas que vão ser abordados no ciclo “Educar para um melhor futuro”, que vai decorrer até final do mês na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

As iniciativas são de participação gratuita e «visam facultar ferramentas úteis de intervenção aos pais e encarregados de educação das crianças e jovens do pré-escolar ao 3º ciclo, bem como aos técnicos especializados e docentes, através do debate de estratégias, práticas positivas e esclarecimento de dúvidas, em prol do sucesso educativo», segundo a Câmara de Portimão.

A primeira sessão está agendada para o dia 13 e debruçar-se-á sobre o tema “Lanches saudáveis – Sugestões práticas”.

A ação, que será conduzida pela nutricionista Débora Ganda, «destina-se aos pais e respetivas crianças, que serão sensibilizados para a importância da redução de açúcar na alimentação diária e a promoção e adoção de lanches mais saudáveis, havendo uma componente prática através de atividades/jogos com as crianças e pais. No final, será oferecido um pequeno lanche saudável aos participantes».

No dia 21 de Novembro decorre a sessão “A Importância da Linguagem e Comunicação na Idade Pré-Escolar”, a cargo das terapeutas da fala Ana Alberto e Patrícia Coelho.

Também destinada a pais e crianças, a sessão «visa esclarecer o desenvolvimento da linguagem e identificar sinais de alerta na primeira infância, realçando o papel fundamental da família e da escola. Haverá igualmente uma componente prática com jogos e atividades interativos».

As inscrições para estas duas sessões, ambas limitadas a 25 participantes, já estão abertas e podem ser realizadas aqui.

A última sessão do ciclo “Educar para um melhor futuro” agendada para este mês terá lugar a 27 de Novembro, entre as 15h00 e as 18h00 e igualmente na Biblioteca Municipal de Portimão, sendo uma ação de formação de curta duração destinada a docentes e técnicos especializados, sob o tema “As perturbações de desenvolvimento e as dificuldades de aprendizagem”.

«O psicólogo clínico Filipe Fernandes vai ser o formador desta ação, acreditada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique, que dará a conhecer ao corpo docente as principais etiologias cognitivas, numa perspetiva neuropsicológica, para as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelas crianças em idade escolar», descreve a Câmara de Portimão.

As inscrições para esta ação formativa, limitada a 50 participantes, devem ser feitas no site do Centro de Formação de Associação de Escolas de Portimão e Monchique.

O ciclo será retomado no início de 2025 e prosseguirá até final do presente ano letivo, «abordando outras temáticas de especial interesse para a comunidade educativa de Portimão».

 



Comentários

pub