Homem que ontem fugiu à polícia em Lisboa detido esta manhã em Estômbar (Lagoa)

Terá vindo a Lagoa para visitar a namorada

A GNR deteve, na manhã desta quarta-feira, em Estômbar (Lagoa), o argelino que ontem tinha fugido da carrinha da PSP à porta do Tribunal da Relação em Lisboa.

Segundo o que o Sul Informação apurou, o homem, que tinha também residência em Alvor, terá vindo ao Algarve visitar a sua namorada, de nacionalidade britânica.

Esta manhã, o argelino foi avistado por uma testemunha junto ao Terminal Rodoviário de Lagoa, que o comunicou à GNR. O homem preparava-se para apanhar um autocarro para Estômbar.

A GNR acaba de emitir um comunicado no qual explica que os militares seguiram depois para Estômbar, onde, poelas 9h40, «foi possível avistar um homem na via pública, cujas características coincidiam com as difundidas pela Polícia de Segurança Pública (PSP) aquando da sua fuga».

Durante a «abordagem ao suspeito, e atenta a perigosidade da intervenção, o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido», acrescenta a Guarda.

O homem não tinha, na altura da detenção, documentos consigo, pelo que foi necessário confirmar oficialmente a sua identidade, o que foi feito depois, já com o detido sob custódia no Posto Territorial de Lagoa, «em estreita articulação e coordenação com a PSP».

A Guarda acrescenta, no seu comunicado, ter já informado o Ministério da Administração Interna (MAI) e que «o detido será presente pela GNR ao Tribunal da Relação de Lisboa».

O homem, de 36 anos e nacionalidade argelina, tinha começado por ser detido no domingo na zona das partidas do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, ao abrigo de um mandado de detenção europeu.

Era procurado pelas autoridades da Alemanha, onde é acusado do crime de fogo posto, já que terá incendiado o mobiliário de uma esquadra de polícia, de onde conseguiu também fugir.

Ontem, quando estava a ser levado ao Tribunal da Relação de Lisboa, cerca das 10h20, o homem, que estava à guarda da PSP, conseguiu fugir.

Segundo a PSP, «os polícias que efetuavam o transporte do detido foram surpreendidos pelo mesmo, ao abrirem a porta da viatura policial de transporte, tendo encetado fuga e conseguido libertar-se da algema de um dos pulsos durante o seu trajeto».

O detido, adianta a PSP, «foi de imediato perseguido pelos polícias que se encontravam no local, tendo sido visto pela última vez na Rua Vítor Cordon».

Apesar da operação montada na cidade de Lisboa para a sua recaptura, o argelino acabou por ser detido no concelho de Lagoa, esta manhã.

Segundo o jornal Correio da Manhã de hoje, apesar de sob ele impender um mandado de captura das autoridades alemãs, o cidadão tinha autorização de residência em Portugal.

 

Atualizada às 12h40, com a informação do comunicado da GNR

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub