Historiador algarvio Fernando Pessanha vence maior prémio de ensaio histórico da atualidade

Prémio tem o valor de 6 mil euros e contempla ainda a publicação da obra

O historiador algarvio Fernando Pessanha é o vencedor do Prémio Defesa Nacional 2023, o maior prémio de ensaio histórico da atualidade, instituído pelo Ministério da Defesa Nacional.

A obra agora distinguida, desenvolvida a partir da tese de doutoramento de Fernando Pessanha, tem por título «Nuno Fernandes de Ataíde, o “nunca esta quedo” – A acção do capitão de Safim no apogeu da presença militar portuguesa em Marrocos», investigação já antes galardoada com o honorífico cum laude (distinção e louvor) pela Universidade de Huelva, em Espanha.

A investigação vencedora do Prémio Defesa Nacional 2023 analisa a ação militar, política e estratégica de Nuno Fernandes de Ataíde, alcaide-mor de Alvor (atual concelho de Portimão) e capitão de Safim, numa vasta área do sul de Marrocos, durante o reinado de D. Manuel, mais concretamente, entre 1510 e 1516.

Conhecido entre os seus contemporâneos como o “nunca está quedo”, Nuno Fernandes de Ataíde foi o responsável pela instituição do primeiro protetorado europeu no Norte de África, tendo comandado as armas lusas em campanhas vitoriosas que chegaram às portas de Marraquexe e ao Grande Atlas.

Segundo o autor, investigador da Academia de Marinha e do CHAM – Universidade Nova de Lisboa, “a ação de Nuno Fernandes de Ataíde, enquanto braço executor do projeto imperial manuelino, é apenas equiparável à ação de Afonso de Albuquerque no Oriente”.

“A História de Portugal tem uma manifesta dívida para com a memória de Nuno Fernandes, o grande paladino português que se bateu até às últimas consequências no teatro de operações norte-africano do século XVI”, acrescentou Fernando Pessanha.

O historiador algarvio, técnico superior de cultura da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, irá receber o prémio em Sessão Solene presidida pelo ministro da Defesa Nacional, no dia 4 de Dezembro, nas instalações do Ministério da Defesa Nacional.

Constituído pelo valor pecuniário de 6.000 euros e a publicação da obra vencedora, o Prémio Defesa Nacional pretende fomentar o estudo e a divulgação dos feitos e dos vultos da nossa História e investigar os acontecimentos militares portugueses, numa perspetiva de Defesa Nacional.

Destina-se a galardoar trabalhos académicos de mérito que despertem interesse e acrescentem importância aos acontecimentos que pautaram a História Militar de Portugal, sendo parte integrante das atividades da Comissão Portuguesa de História Militar.

 

Comissão Portuguesa de História Militar

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub