Festival de Órgão ruma a Portimão, Boliqueime e Faro para novos concertos

Novos concertos a 8 e 9 de Novembro

Quarto Tom

Portimão, Boliqueime e Faro são os locais para mais um fim de semana de concertos do Festival de Órgão do Algarve, nos dia 8 e 9 de Novembro, sempre às 21h00 e com entrada gratuita.

Logo na sexta-feira, 8 de Novembro, o Festival desdobra-se entre Portimão e Boliqueime. Para a Igreja Matriz de Portimão, foram convidados o organista Marco Brescia e a cantora Rosana Orsini, que apresentarão um exigente programa dedicado ao Sacro Belcanto com obras de Bellini, Donizetti, Morandi e Rossini.

Marco Brescia é mestre em Música Antiga/Órgão Histórico (ESMUC/UAB) e doutorado em Musicologia Histórica (Universidades Paris IV–Sorbonne/NOVA de Lisboa). Apresenta-se regularmente nas mais prestigiadas salas e festivais internacionais de música na Europa, Brasil, Peru e Panamá.

Rosana Orsini é graduada em Canto Lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Canto Lírico pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, pós-graduada em Interpretação Vocal Lírica pela Royal Academy of Music de Londres e doutorada em História e Musicologia pelas universidades Paris IV-Sorbonne e NOVA de Lisboa.

Como soprano solista, atuou à frente de formações orquestrais nos mais prestigiados teatros, festivais de música e ciclos internacionais de concerto.

 

Hélder Sousa

 

Também na sexta-feira, dia 8, na Igreja Paroquial de Boliqueime, a oferta inclui um programa de concerto em música de câmara, combinando órgão e um quarteto vocal.

O programa dedica-se em exclusivo à música ibérica, percorrendo Tentos, Responsório, Hinos, Missa e Magnificat dos séculos XVI e XVII, dos compositores Correa Arauxo, Pedro de Cristo, Tomás Luís de Victoria, Manuel Rodrigues Coelho e João Lourenço Rebelo.

O organista Hélder Sousa desenvolve a sua atividade artística quer a solo, quer em ensembles de música antiga. Como intérprete e investigador tem participado em vários projetos artísticos e de investigação, com foco na música portuguesa para tecla do século XVII.

O ensemble vocal Quarto Tom é constituído por uma formação base de quatro cantores distinguidos com alguns dos principais galardões, incluindo Gramophone Music Awards, Deutscher Schallplattenkritik e PLAY – Prémios da Música Portuguesa. Apresentam-se regularmente em festivais por toda a Europa, também em colaboração com renomados grupos vocais e instrumentais.

 

Marco Brescia e Rosana Orsini

 

No sábado, 9 de Novembro, o organista Marco Brescia e a cantora Rosana Orsini rumam à Igreja do Carmo, em Faro, com um novo programa, dedicado à música em estilo concertante no antigo Real Mosteiro de São Bento da Avé-Maria do Porto, intercalando obras para órgão a solo e obras com participação vocal.

Os concertos nas igrejas são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia.

O Festival Internacional de Órgão do Algarve 2024 conta com os apoios da CCDR Algarve – Unidade de Cultura, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão, Tavira, Lagoa e Lagos e da União de Freguesias de Faro, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

Conta com a parceria da Diocese do Algarve, Cabido da Sé de Faro, Ordem do Carmo de Faro, Paróquias de Portimão, Boliqueime, Loulé, Tavira, Lagoa e Lagos, e Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

Conta ainda com o envolvimento de outras entidades/parceiros: Associação Grupo Coral Adágio, Associação Grupo Coral Ossónoba, Associação Multiplicar Silêncios, Associação Cultural Ideias do Levante, Academia de Música de Portimão, Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado, Companhia de Teatro DoisMaisUm, ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, FNAC Faro, Universidade do Algarve – ESEC.

 

CONCERTOS:
08 NOV | Igreja Matriz de Portimão | 21h00 – Marco Brescia e Rosana Orsini (soprano)
08 NOV | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21h00 – Hélder Sousa e Ensemble Vocal Quarto Tom
09 NOV | Igreja do Carmo (Faro) | 21h00 – Marco Brescia e Rosana Orsini (soprano)

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub