Festa dos Anos de Álvaro de Campos entra na quinta semana com muitas homenagens

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos é um evento cultural de sete semanas

Música, literatura e a participação de diferente grupos de cidadãos, amigos e simpatizantes juntam-se para aquela que será já a quinta semana da Festa dos Anos de Álvaro de Campos, que continuará a homenagear o poeta modernista. 

De 14 a 30 de Novembro, Tavira continua a homenagear Fernando Pessoa e o seu heterónimo num ambiente de
criação artística e reflexão.

Na quinta-feira, 14 de Novembro, às 20h00, no Restaurante Bossa Tavira, fadista Sara Minhalma apresenta o espetáculo “Silêncio”, que se “Vai Cantar um Fado para a Alma”, onde interpreta uma série de fados compostos a partir de poemas de Fernando Pessoa.

Entre os dias 1 e 30 de Novembro continua a publicação diária no jornal online Postal do Algarve das Escolhas Poéticas dos trabalhadores da Tavira Verde, ilustradas por imagens selecionadas dos fotógrafos participantes do projeto: Abelardo Alves, Ana Carvalho, Ana Gouveia, Belarmino Pereira,Vinicius Almada, Mário Rui Gouveia e Miguel Andrade.

Durante toda a semana, os visitantes poderão explorar as exposições que continuam em exibição:

  • “Retrospectiva” mostra uma seleção de obras artísticas de alunos das escolas de Tavira durante os anos escolares 2022/23 e 2023/24 na Festa dos Anos de Álvaro de Campos, e será apresentada na Casa Álvaro de Campos.
  • Ligações Ocultas, em exibição na Casa Álvaro de Campos, é uma planta que diz versos de Fernando Pessoa, através da sonificação das suas informações biológicas. Uma criação de André Conde e a equipa do projeto Ligações Ocultas do Plano Nacional das Artes no AEJAC.
  • Entre o Génio e o Sonho: Álvaro de Campos – Retrospectiva do artista Carlos Fonseca Martins, patente na Biblioteca Municipal de Tavira.
  • A Vila da Minha Infância – Exposição fotográfica com registos de Tavira no início do século XX, patente no Museu Casa Fotografia Andrade.
  • A Arte é Bela… e Inútil, que termina dia 17 de Novembro, e é uma exposição coletiva na Artesis Galeria, com obras de diversos artistas que exploram a beleza e a utilidade da arte, em diálogo com o pensamento pessoano.

A Festa dos Anos de Álvaro de Campos é um evento cultural de sete semanas que celebra a ligação de Fernando Pessoa à cidade de Tavira.

A organização é da Partilha Alternativa.



Comentários

pub