As eleições para a Direção-Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg) vão ter uma segunda volta, depois de o ato eleitoral desta quinta-feira, 7 de Novembro, ter terminado sem nenhuma maioria. A segunda volta será disputada por Rita Tavares (Lista A) e Rodrigo Raziel (Lista T).
Esta foi uma das eleições mais concorridas de sempre para a AAUAlg, com quatro listas, lideradas por Rita Tavares, Rodrigo Raziel, Leonardo Quádrio (Lista C) e Salvador Lourenço (Lista L).
O ato eleitoral acabou com uma vitória para Rodrigo Raziel, com 881 votos, mas acontece que a Lista T não alcançou a maioria. Segundo os estatutos da AAUAlg, quando assim é, avança-se para uma segunda volta, com as duas listas mais votadas.
Neste caso, a segunda candidatura que recolheu mais votos foi a de Rita Tavares, atual presidente da AAUAlg, que teve 575 votos. Seguiu-se Leonardo Quádrio (449 votos) e Salvador Lourenço (66 votos).
Raziel, que foi dux da Universidade do Algarve, ganhou praticamente em todas as unidades orgânicas, exceções para a Escola Superior de Gestão Hotelaria e Turismo, de Faro, e o Instituto Superior de Engenharia, onde venceu Rita Tavares.
No total votaram 2142 estudantes da Universidade do Algarve.
A segunda volta será disputada a 19 de Novembro. A tomada de posse será, depois, a 6 de Dezembro.
Além da direção-geral, os outros dois órgãos sociais da AAUAlg (Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Magna) também foram a votos, nesse caso com listas únicas.
No conselho fiscal foi eleita a lista F, liderada por Mosiah Espírito Santo, e na Mesa da Assembleia Magna foi eleito Francisco Neves.
Comentários