Convento de São José recebe seminário internacional sobre o Património Conventual Feminino

Organizado pelo Projeto CONVENTUS

“Novos Olhares sobre a Arquitetura e o Património Conventual Feminino” é o tema do seminário internacional que vai decorrer no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa, nos dias 21 e 22 de Novembro.

«Este seminário internacional oferece uma oportunidade única para explorar as mais recentes abordagens no estudo da arquitetura conventual feminina», explica a Câmara de Lagoa

Organizado pelo Projeto CONVENTUS, o evento reúne investigadores/as para discutir os novos significados e usos adquiridos por estes edifícios ao longo do tempo e os desafios atuais na sua musealização e gestão.

A sessão de abertura, marcada para as 9h30 do dia 21, contará com a presença de Luís Encarnação, presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Pedro Bernardes, Coordenador do CEAACP-Polo UAlg, Universidade do Algarve, Catarina Almeida Marado, Coordenadora do Projeto CONVENTUS, CES-Universidade de Coimbra/Universidade do Algarve e Lorena Sancho Querol, Coordenadora do Projeto CONVENTUS, CES-Universidade de Coimbra.

O programa do seminário inclui quatro sessões, tendo a primeira o tema “Entre muros sagrados: novas interpretações sobre a história, a arquitetura e o urbanismo conventual feminino”, e a segunda “Edifícios com memória: outras histórias, significados e usos da arquitetura conventual”.

A terceira sessão vai ser dedicada ao “Património no plural: desafios atuais na musealização e na gestão colaborativa do património conventual”.

Finalmente a quarta sessão será uma visita coletiva ao antigo Convento de São José, com partilha de memórias e construção da história com a equipa do projeto CONVENTUS e a comunidade local.

A programação pode ser conhecida em detalhe aqui, local onde devem ser feitas as inscrições.

O projeto CONVENTUS pretende identificar e apresentar “novos olhares” inclusivos e plurais sobre o edifício do antigo Convento de São José, em Lagoa, aplicando uma abordagem diacrónica ao estudo da sua história, arquitetura, impactos urbanos e interações sociais ao longo dos seus mais de três séculos de existência, e integrando métodos participativos que envolvem ativamente a população local na sua diversidade atual.

 



Comentários

pub