A Câmara de Portimão estabeleceu no dia 22 de Novembro um acordo de cooperação com o município turco de Bayrakli, no âmbito das boas práticas ambientais e que inclui o biomaterial kit atualmente em desenvolvimento pelas comunidades escolares de ambos os parceiros.
Esta é uma das «atividades e intercâmbios que promovam a melhoria mútua em vários domínios e competências» que estão previstas no acordo de cooperação, cujo objetivo geral é «alargar as relações mútuas entre as duas cidades», segundo a Câmara de Portimão.
Outro objetivo é a «troca de experiências e a realização de ações que permitam a modernização dos serviços de ambas as cidades, nomeadamente ao nível das respostas aos desafios climáticos e ambientais, através da partilha das melhores boas práticas para a transição verde».
O biomaterial kit «agrupa diversos recursos (instrumentos, ferramentas, ingredientes e receitas), no sentido de permitir a professores e alunos colocarem em prática a sua criatividade no âmbito da sustentabilidade, economia circular, natureza positiva, ambiente, cocriação, biodesign e biomateriais».
«Este projeto-piloto, financiado em 115,955.52 euros, desenvolveu um conjunto de atividades pedagógicas e experimentais ao longo de um ano, envolvendo em cada ação cerca de 100 alunos em Portimão, repartidos pelas E.B.S. da Bemposta e Escola Secundária Poeta António Aleixo, e igual número de alunos em estabelecimentos de ensino de Bayrakli», segundo a Câmara de Portimão.
O acordo de amizade e cooperação entre os dois municípios foi assinado no âmbito do programa “Town Twinning between Turkey and EU (Twinning for a Green Future)”.
Comentários