Barragens do Algarve terminam Outubro com menos água, apesar da chuva

Segundo os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos

Barragem do Arade este fim de semana – Foto: Sofia de Landerset (DR)

Apesar do que choveu nos últimos dias de Outubro, as barragens algarvias ou que abastecem o Algarve tinham (quase) todas menos água no último dia do mês passado, em comparação com o último dia de Setembro.

Segundo o Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH), a única exceção é a barragem do Funcho, situada na bacia hidrográfica do Arade, que tinha 35,4% da sua capacidade, apenas mais 0,3% que no mês anterior.

Assim, a Barragem da Bravura, que continua a ser a lanterna vermelha de todas as albufeiras em Portugal, terminou o mês com apenas 12,6% da sua capacidade (14,2% em Setembro), a do Arade com 17,2% (18,3% em Setembro), Odelouca com 32,2% (34%), Beliche com 22,2% (23,5%) e Odeleite com 28,8% (30,4%).

A albufeira de Santa Clara, situada já no Alentejo, mas importante para irrigar a parte algarvia do perímetro de rega do Mira, no concelho de Aljezur, sofreu uma ligeira descida de 37,4% em Setembro, para 37,1% agora.

Quanto à barragem de Alqueva, no Guadiana, também no Alentejo, tinha 79,3% da sua capacidade a 31 de Outubro, contra 79,5% no último dia de Setembro.

Apesar destes números não serem animadores, a verdade é que a maioria das albufeiras do Algarve e do Sul do Alentejo têm agora mais água do que no mesmo mês do ano passado.

Até a barragem da Bravura, no interior do concelho de Lagos, onde parece que quase já não chove, ainda assim, subiu de 7,6% em Outubro de 2023 para 12,6% agora.

Odelouca (com 32,2%), por seu lado, tem agora mais 8,2% de água que em Outubro do ano passado, quando apenas tinha 24% da sua capacidade preenchida.

Os dados do Sistema Nacional de Informação dos Recursos Hídricos (SNIRH), que o Sul Informação consultou, indicam que, a nível nacional, no último dia do passado mês de Outubro, «e comparativamente ao último dia do mês anterior, verificou-se um aumento do volume armazenado em sete bacias hidrográficas e uma descida em cinco».

Das 61 albufeiras monitorizadas, «11 apresentam disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 15 têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total», acrescenta o SNIRH.

Os armazenamentos de Outubro por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de Outubro (1990/91 a 2023/24), exceto para as bacias do Mira (onde se situa a barragem de Santa Clara), Ribeiras do Algarve (Bravura) e Arade (Arade, Funcho e Odelouca).

 

Dados por bacia hidrográfica:

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub