Tiago Botelho, economista e até agora administrador do Departamento Cirúrgico, é o novo presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve. Aliás, (quase) toda a administração mudou neste organismo, que reúne os antigos serviços do Centro Hospitalar Universitário (CHUA) e da Administração Regional de Saúde do Algarve.
Segundo comunicado que acaba de ser divulgado, «a nova equipa foi nomeada hoje, dia 31 de outubro, por despacho da Direção Executiva [do Serviço Nacional de Saúde], tendo já iniciado funções».
Assim, Ana Paula Fidalgo, que era, até agora, diretora da Unidade de AVC da ULS algarvia, é a nova diretora clínica de Cuidados de Saúde Hospitalares, enquanto Rubina Correia se mantém como diretora clínica de Cuidados de Saúde Primários.
Anabela Simão, por sua vez, passa a ser a enfermeira-diretora.
Quanto aos vogais, o economista José Carlos Júnior é o vogal proposto pelo Ministério das Finanças, enquanto a outra vogal é Ana Marreiros, professora assistente na Faculdade de Medicina da Universidade do Algarve.
No comunicado divulgado esta tarde, o novo presidente do Conselho de Administração assegura à comunidade algarvia e aos profissionais da ULS Algarve «um compromisso de continuidade na aposta em assuntos fundamentais, como a construção do novo Hospital Central do Algarve, o Centro Oncológico de Referência do Sul e o reforço da cobertura de médicos de Família à população».
«O caminho faz-se de ação, sem sobressaltos», disse à equipa anterior e à atual, numa reunião conjunta de transição de pasta realizada hoje.
A nova administração substitui, quase na totalidade, a anterior, que era composta por João Ferreira (presidente), José Almeida (diretor clínico Área Hospitalar), Mariana Santos (enfermeira diretora), Carla Aleluia (vogal executiva para a Área Financeira) e Paulo Neves (vogal). Só se mantém Rubina Correia.
Esta exoneração, quase em bloco, da anterior administração já foi criticada pelo PS/Algarve, que, em comunicado, acusou o PSD de «assaltar a ULS Algarve para empregar militantes».
Os socialistas consideram que se trata de um «claro exemplo de prepotência partidária».
Quem é quem
Tiago Botelho Martins da Silva é licenciado em Economia, com especialização em Ciências Económicas e Empresariais.
Com um vasto currículo na área da Saúde, exerceu o cargo de Vogal do Conselho Diretivo na ARS Algarve durante 6 anos, foi Diretor Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde Algarve II – Barlavento e integrou ainda os Conselhos de Administração do Hospital do Barlavento Algarvio e do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio.
Foi ainda adjunto do Secretário de Estado da Saúde no XIV Governo Constitucional, tendo nesse âmbito integrado a equipa conjunta com o Ministério das Finanças que preparou o projeto de empresarialização dos hospitais do SNS.
A restante equipa do Conselho de Administração é ainda integrada por Noélia Rubina Correia Liça Pinto, que transita da anterior equipa de gestão no cargo de Diretora Clinica para a Área dos Cuidados de Saúde Primários na ULS Algarve.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina Universidade do Porto e Doutorada em Investigação Clínica e em Serviços de Saúde é ainda Assistente Graduada Sénior e Médica Especialista em Medicina Geral e Familiar.
Ao longo da sua carreira tem desempenhado vários cargos na área da Saúde, colaborando ativamente com diversas instituições e integrado várias comissões especializadas a nível nacional.
A Direção Clínica para a área dos Cuidados de Saúde Hospitalares vai ser liderada por Ana Paula Gonçalves Fidalgo Faria. Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra é Assistente Graduada de Medicina Interna na Unidade Local de Saúde do Algarve, onde, desde 2016, assume o cargo de Diretora da Unidade do Acidente Vascular Cerebral, presidente da Comissão de Qualidade e Segurança, desde agosto de 2024, e Adjunta da Direção do Internato Médico do CHUA, entre vários outros de cargos de relevância na instituição.
Com uma vasta experiência e participação na área da Saúde, especialmente na área do AVC, foi uma das mentoras do projeto de Criação da Unidade de AVC – Nível A – da ULS Algarve e integra várias entidades, sociedades e associações ligadas ao AVC.
O cargo de Enfermeira Diretora vai ser assumido por Anabela Monteiro Simões. Enfermeira no SNS desde abril de 1993 é formada pela Escola Superior de Enfermagem Bissaya Barreto, em Coimbra. Detém ainda o grau de Mestre conferido pela Escola Superior de Saúde de Beja, desde 2012, e é Enfermeira Gestora e Especialista em Enfermagem Comunitária.
José Carlos Gonçalves Júnior assume o cargo de Vogal Executivo com pelouro Financeiro, regressando assim à instituição onde desempenhou as funções de Administrador Delegado do Hospital Distrital de Faro, entre 2002 e 2004, e de Presidente do Conselho de Administração do Hospital Distrital de Faro, entre 2004 e 2006.
Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa é titular do Grau de Suficiência Investigadora pelo Departamento de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade de Huelva e Pós-Graduado em Economia Regional e Desenvolvimento Local pela Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Entre muitas outras atividades ao longo do seu vasto percurso profissional, foi ainda Assessor do Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para os Assuntos Económicos e Económico- Aduaneiros, entre março de 1988 a outubro de 1990, e docente universitário.
Ana Maria Duarte Inácio Marreiros vai assumir o cargo de Vogal Executiva. É Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas e coordena a Unidade de Educação Médica.
Tem vasta experiência e muito tem contribuído na investigação clínica nas áreas da neurologia, ortopedia e oncologia. O seu interesse de investigação foca-se no desenvolvimento de algoritmos de decisão, assentes em estatística multivariada, aplicados à investigação clínica e à educação médica.
Com uma carreira académica relacionada com a área da Matemática Aplicada – Estatística e Investigação Operacional, e em Métodos Quantitativos aplicados à Economia e à Gestão, Ana Marreiros tem mais de 20 anos de experiência em tratamento de dados e docência na área da estatística.
Comentários