O central brasileiro Raúl Silva vestiu a pele de herói para dar este domingo ao Farense a primeira vitória da época na I Liga de futebol, num jogo da 8ª jornada decidido no quinto minuto de descontos.
O golo do experiente defesa, transformado em ponta de lança no período de compensações, permitiu ao Farense, que continua no 18º e último lugar, com quatro pontos, aproximar-se de Boavista, Estrela da Amadora e Nacional, que somam cinco.
Ricardo Velho foi a primeira figura da tarde, ao ser homenageado antes do início da partida pelo clube algarvio pela convocatória inédita de um futebolista do Farense para a seleção principal portuguesa, recebendo uma camisola alusiva ao facto e a distinção de sócio honorário. Mais tarde, ao minuto 33 (número da camisola), foi aplaudido pelos mais de 4.000 adeptos presentes.
Com o central Raúl Silva e o extremo Elves Baldé de regresso ao onze, o Farense, com oito jogadores de fora por lesão, teve a primeira ocasião, com resposta estorilista imediatamente depois, num início de jogo com emoção junto às duas balizas.
Cláudio Falcão acertou no poste, aos 9 minutos, e o extremo marroquino Begraoui desperdiçou uma soberana oportunidade, aos 16, atirando à barra na marcação de uma grande penalidade, a castigar falta de Artur Jorge, num lance que deixou dúvidas.
Na verdade, foi uma primeira parte pobre – com as duas equipas a exibirem pouco futebol –, embora, na sua segunda oportunidade de golo, o Farense tivesse acertado novamente nos “ferros”, num remate de Elves Baldé ao poste direito, aos 35 minutos.
Álex Bermejo entrou na segunda metade a desperdiçar uma boa oportunidade, cabeceando para fora, aos 47 minutos, dando o mote para uma segunda parte de domínio inconsequente do Farense, sem capacidade para criar oportunidades de golo.
O nulo parecia ser o desfecho, até que no último lance da partida, Pastor conduziu um contra-ataque, serviu Velásquez e este assistiu para o golo de Raúl Silva, que nos últimos minutos da partida foi ponta de lança improvisado.
Após a interrupção dos campeonatos profissionais para os jogos de seleções, o Farense regressa à ação para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, defrontando fora a Sanjoanense, da Liga 3, no dia 20 de Outubro, às 14h00.
Comentários