Projeto «inovador» da Odiana vence Prémio Caixa Social 2024

“Mesa de Sabores” pretende valorizar a Dieta Mediterrânica, ao mesmo tempo que combate o isolamento dos idosos

O projeto “Mesa de Sabores – Valorização da Dieta Mediterrânica”, promovido pela Odiana – Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana, foi agraciado com o Prémio Caixa Social 2024, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos, num cerimónia que teve lugar no dia 14 de Outubro, em Lisboa.

Com o financiamento que foi assegurado pelos Prémios Caixa Social 2024, o projeto vai representar «um importante passo no fortalecimento da economia local, promovendo a produção alimentar sustentável e a cultura do Baixo Guadiana. Os resultados esperados incluem não só o aumento da adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico (PAM) e da literacia alimentar, mas também a redução do isolamento social dos idosos, através da troca intergeracional de saberes e experiências», segundo a Odiana.

O “Mesa de Sabores”, «um projeto inovador», visa «a transmissão de competências entre gerações e a socialização entre jovens e idosos residentes no meio rural do Baixo Guadiana, território de intervenção da Odiana. Este é o primeiro projeto da Associação a focar-se na alimentação e nutrição, tendo como principal objetivo o combate ao isolamento social dos idosos e o aumento da literacia alimentar dos beneficiários», reforça a associação.

Dividido em três grandes eixos de ação – Sabores, Saberes e Sentir – o projeto propõe diversas atividades, como a dinamização de sessões culinárias, sessões de capacitação sobre os múltiplos benefícios da Dieta Mediterrânica e a promoção da vertente cultural, com foco na valorização do artesanato algarvio.

Além destas atividades, o projeto propõe ainda cinco sessões direcionadas a crianças que participam em Atividades de Ocupação de Tempos Livres (AOTL), «com o objetivo de sensibilizar as gerações mais novas para a importância de hábitos alimentares saudáveis, alinhados com o Padrão Alimentar Mediterrânico».

«A Odiana, com este projeto, reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inclusivo do território do Baixo Guadiana, promovendo uma sociedade mais saudável e coesa», conclui a associação.

 

 



Comentários

pub