O projeto internacional DIBEST, que envolve várias entidades algarvias, está a preparar um programa de formação e mentorias gratuitas aos empresários participantes, na sequência da terceira reunião presencial desta parceria, que decorreu nos dias 23 e 24 de Outubro, em Caén, França.
O encontro de dois dias contou com diversas apresentações, workshops, debate e discussão.
Na reunião foi apresentado, pela Universidade do Algarve (UAlg), o “Estudo de Análise de Necessidades Formativas de Digitalização”, que envolveu 190 microempresas de turismo costeiro de quatro países do Espaço Atlântico: Espanha, França, Irlanda e Portugal.
«Com base neste diagnóstico, que inclui as principais características formativas requeridas pelo tecido empresarial em matérias de marketing digital, a parceria está a conceber um programa de formação online gratuito, com início previsto para o primeiro trimestre de 2025», segundo o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, que é, à semelhança da UAlg (CRIA) e do Turismo do Algarve, um dos parceiros do DIBEST.
«Para além do programa formativo e do networking internacional, está a ser desenvolvido um pacote de serviços que inclui mentorias personalizadas, masterclasses, workshops e planos de ação direcionados a cada empresa», acrescentou.
A convocatória às empresas está prevista até ao final de 2024. Mais informação sobre o projeto está disponível aqui.
O projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social destina-se às microempresas turísticas da região costeira atlântica. O objetivo é aumentar a competitividade e o acesso aos mercados através de ferramentas de tecnologia digital e a sustentabilidade ambiental.
Sob a chancela do programa Interreg Espaço Atlântico, «este projeto inclui uma tripla hélice: investigação, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda».
Na parte lusa, para além das três entidades algarvias, é parceiro o Sines Tecnopolo.
O projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com término previsto para Julho de 2026, é cofinanciado pelo programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Comentários