Rita Tavares, atual presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), e Leonardo Quadrio, administrador da AAUAlg, são candidatos à presidência, em listas opostas, nas eleições de 7 de Novembro.
Ao que o Sul Informação apurou, uma cisão dentro da Associação Académica levou a que existissem duas listas candidatas.
Rita Tavares procura um segundo mandato – depois de ter sido candidata única nas eleições do ano passado -, ao passo que Leonardo Quadrio tenta ser eleito presidente, depois de ter sido administrador de Rita Tavares.
Num comunicado enviado às redações, Quadrio, que é estudante de mestrado em Gestão, Empreendedorismo e Inovação e licenciado em Desporto, garante que este foi «um ano de crescimento e aprendizagem».
«Desta forma e por considerar que posso continuar a servir a Académica do Algarve, é com um enorme orgulho e sentido de responsabilidade e compromisso, que formalizo a minha candidatura à presidência da direção geral da Associação Académica da Universidade do Algarve», lê-se também.
Segundo o candidato, esta lista «reflete uma trajetória de dedicação e compromisso com o associativismo académico, alicerçada num trabalho contínuo de proximidade e união com a comunidade estudantil».
«Ao meu lado, caminhará uma equipa experiente, responsável e com a humildade de continuar a aprender. Disponível para ouvir opiniões e visões diferentes, necessidades e desafios mas, principalmente, onde encontro uma vontade incansável de fazer ainda mais por cada um dos estudantes que nos propomos a representar», diz ainda.
Rita Tavares, que é estudante de Economia, também já anunciou a sua recandidatura, garantindo que continuará com o mesmo espírito de «altruísmo».
«A Académica é o coração da nossa comunidade, um símbolo de união e de luta pelos direitos dos estudantes. Representar-vos tem sido uma experiência que me enche de orgulho, e sinto que ainda há muito mais que podemos fazer! Para mim, ser parte da Académica é mais do que um cargo – é uma forma de estar, um compromisso que abraçamos com garra e dedicação», considera a atual presidente.
Assumindo que o «último ano foi desafiante» e que «o poder muda as pessoas», a líder da AAUAlg explica que «estar à frente de uma Académica requer ter cabeça fria na tomada de decisões, requer ser ponderado, saber discutir e ouvir».
«Em momento algum, podemos tomar uma decisão que não seja racional, sem pensar nas suas consequências. Por muito que seja necessário olhar para as pessoas do passado e aprender com elas, a responsabilidade de construir um futuro cabe às pessoas do presente», diz.
«Este foi um ano de grandes aprendizagens, para cumprir os nossos objetivos, não é necessário apenas força de vontade, é necessária competência e que as forças remem todas para o mesmo lado. Em tempos de mudança, é preciso que exista uma equipa unida com os mesmos valores, com confiança uns nos outros e sobretudo humildade nas suas atitudes», conclui a atual presidente.
As eleições estão marcadas para 7 de Novembro, sendo que a campanha eleitoral começa a 29 de Outubro, estando previstos três debates em Portimão (29), Penha (30) e Gambelas (31).
Comentários