A Câmara de Lagoa vai apresentar dois projetos de salvaguarda do património cultural do concelho no dia 30 de outubro, às 17h30, na Quinta Arvad Wine, em Estômbar.
Trata-se dos projetos “Estudo de caracterização patrimonial e arqueológica do Ilhéu do Rosário” e a “Conservação e restauro do património móvel e integrado da Igreja da Misericórdia de Estômbar”.
O Ilhéu do Rosário, localizado no rio Arade, é um importante sítio arqueológico onde foram descobertos vestígios de ocupação humana que remontam à Pré-História e se estendem até à Época Moderna.
A investigação em curso, promovida pelo Município de Lagoa em parceria com a Era Arqueologia, utiliza metodologias não intrusivas, como a prospeção de superfície, a geofísica e o levantamento com tecnologia LiDAR.
O estudo visa aprofundar o conhecimento sobre o arqueossítio, atuar na sua preservação e potenciar futuras ações de investigação arqueológica, tanto em terra como no meio aquático adjacente.
A Igreja da Misericórdia de Estômbar, um dos mais antigos e emblemáticos monumentos religiosos do concelho, enfrenta uma acentuada degradação do seu património móvel e integrado, incluindo o altar-mor, várias peças escultóricas e as bandeiras da Irmandade.
Devido a fatores climáticos e biológicos, estes bens de elevado valor artístico e religioso estão em risco. O projeto de conservação e restauro fomentado pelo Município de Lagoa, decorrerá em fases até ao final de 2025, com o objetivo de assegurar a preservação deste valioso património.
A apresentação dos projetos incluirá, segundo a Câmara de Lagoa, «comunicações dos diferentes intervenientes nos dois processos, bem como a degustação de vinhos Arvad e iguarias regionais, proporcionando um momento de celebração de mais uma iniciativa da autarquia lagoense em prol do património histórico e cultural local».
Comentários