O algarvio Fábio Loureiro, conhecido como Fábio “Cigano”, que tinha fugido da prisão de Vale de Judeus, no passado dia 7 de Setembro, foi detido este domingo, 7 de Outubro, em Marrocos.
A detenção deu-se às 22h00, em Tânger, segundo avança a Polícia Judiciária (PJ).
Em comunicado, a PJ adianta que Fábio “Cigano” foi detido «pelas autoridades marroquinas, com a colaboração das autoridades espanholas, em estreita articulação com a Polícia Judiciária (PJ) que, desde o dia da fuga, 7 de Setembro, desenvolveu um trabalho ininterrupto de investigação e de recolha de informação».
«A operação policial internacional foi desencadeada em menos de 24 horas, contou com o forte apoio da Cuerpo Nacional de Policia (CNP) espanhol e da Direção Geral de Vigilância Territorial Nacional (DGST) marroquina, com base em informação credível da PJ, de que Fábio Loureiro estaria em Marrocos».
Sobre ele «recaía um mandado de detenção internacional emitido pela autoridade judiciária competente, constando de notícia vermelha na Interpol», acrescenta a PJ.
Nascido no bairro social do Poço Partido, na União de Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Fábio Loureiro foi detido em Odemira em 2012, tendo sido condenado a 25 anos de cadeia, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injúria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.
O algarvio será presente às autoridades judiciárias de Marrocos tendo em vista a sua extradição para Portugal para efeitos de cumprimento de pena.
Além de Fábio Loureiro, fugiu da cadeia de Vale de Judeus um outro português, Fernando Ribeiro Ferreira, de 61 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto, o argentino Rodolfo José Lohrmann, 59 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais, procurado por outros crimes na Argentina e na Bulgária, Mark Cameron Roscaleer, 39 anos, britânico, condenado a 9 anos, pelos crimes de sequestro e roubo, e ainda Shergili Farjiani, 40 anos, georgiano, condenado a 7 anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtracção e falsificação de documentos.
Só Fábio Loureiro é que, por enquanto, foi localizado. Todos os outros mantêm-se em fuga.
Comentários