“Os T’aviristas – A Brigada do Ambiente”, um projeto dinamizado pela Câmara de Tavira, realizou três oficinas dirigidas à comunidade sénior.
As ações contaram com a colaboração da Associação Âncora, do Centro Comunitário de Santa Luzia, da Associação Em Contato Tavira, da Associação de Solidariedade Social da Conceição de Tavira “O Pontão” e do Centro Social Nossa Senhora das Dores (“IPSS + Amigas do Ambiente”).
De acordo com a Câmara de Tavira, a Fast Fashion “Remendar é bem melhor que comprar” possibilitou «uma reflexão acerca da importância de reaproveitar peças de roupa».
A outra oficina de poupança de água, “Ides à fonte? Queres que te conte”, «permitiu dinamizar com recurso à arte como é imprescindível fazer um uso correto da água enquanto recurso essencial à vida».
Na última iniciativa de reciclagem “Lixo no chão, coitados dos que virão” os “T’aviristas” aprenderam a separar corretamente os resíduos. Posteriormente, a Brigada saiu à rua para entrevistar a comunidade acerca desta matéria.
O objetivo da brigada é «a partilha de conhecimentos e costumes diários de gerações anteriores, aliando o conceito de sustentabilidade e promovendo comportamentos benéficos e adequados ao ambiente».
Neste sentido, o projeto programou cinco oficinas lúdico-criativas, sob o mote “Tá a ver isto?”, nas quais foram trabalhadas temáticas ambientais.
Ao impulsionar estas oficinas ludicopedagógicas o do Município de Tavira pretende «alertar para as alterações climáticas, promover a intergeracionalidade, valorizar os saberes, o conhecimento, a experiência e as vivências das gerações anteriores, estimular o pensamento crítico e abstrato, assim como fomentar uma mudança de comportamento na questão da sustentabilidade ambiental».
Comentários