«Estamos comprometidos em melhorar o setor do turismo, potenciando Portugal como destino turístico de excelência a nível mundial», afirmou Jordi Vilanova, presidente do grupo canadiano Mercan Properties, no lançamento dos dois hotéis que já estão a ser construídos junto à Marina de Lagos, num investimento de 107,8 milhões de euros.
A cerimónia de lançamento da “primeira pedra” do projeto Lagos Marina Hotel teve lugar na terça-feira, com a presença dos presidentes da Câmara de Lagos e do Grupo Mercan, bem como da project manager da Hilton e dos responsáveis da empresa construtora, entre outras entidades.
O empreendimento turístico, situado junto à Marina de Lagos e englobando o edifício da antiga estação de caminhos de ferro (que será mantido), dará origem a dois novos hotéis na cidade: o Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton, de cinco estrelas, e o Hilton Garden Inn Lagos, um hotel de quatro estrelas. As duas novas unidades deverão abrir em 2026.
O presidente do Grupo Mercan Properties sublinhou o «impacto que dois hotéis da cadeia Hilton terão na cidade e no Algarve», acrescentando que isso vai «reforçar a reputação de Lagos como destino turístico».
Por seu lado, Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, recordou que o terreno onde já começou a construção das duas novas unidades hoteleiras era público, uma vez que estava na área afeta à ferrovia, gerida pela empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP).
No âmbito do Plano de Pormenor para a zona, feito pela IP e pelo município, «há três anos a IP fechou o negócio com a Mercan, depois de muitas tentativas com outros promotores», recordou ainda o autarca, que fez votos para que as obras avancem «muito rapidamente».
Mas este não é o único investimento do grupo canadiano na região sul de Portugal, onde já tem em pleno funcionamento o Hotel Califórnia Urban Beach, localizado na Praia dos Pescadores, em Albufeira.
A Mercan Properties tem ainda em desenvolvimento outros quatro empreendimentos turísticos: o Alvor Beach Hotel, o Hotel Indigo Faro Ribeirinha, o Marriott Lagos e, ainda, o Hard Rock Hotel Algarve, em Portimão (já em construção).
No total, revelou Jordi Vilanova aos jornalistas, no final da sessão, o grupo está a investir no Algarve «perto de 400 milhões de euros».
O responsável pela Mercan Properties sublinhou que «a nossa visão é que Portugal agora, sobretudo com o interesse dos americanos e dos canadianos, é uma grande descoberta» para os turistas desses mercados.
«Os americanos e os canadianos tinham uma visão de ir para a Flórida por causa do golfe. Mas estão agora a descobrir que a história, a gastronomia, todo o pacote aqui do sul de Portugal é muito atrativo» para esses mercados turísticos.
Além de uma ligação direta a Toronto, a funcionar há alguns anos e da recentemente inaugurada rota entre Faro e Ponta Delgada, da SATA, companhia com ligações a vários pontos da América do Norte a partir dos Açores, vão ser lançados em Maio de 2025 pela United Airlines voos diretos entre a capital algarvia e Nova Iorque.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Lagos defendeu que estes – e outros – investimentos hoteleiros em curso no concelho deverão potenciar um turismo que esbata a sazonalidade e que esteja presente «ao longo de todo o ano».
Esse turismo terá como base o sol e praia, mas também uma oferta variada, que tem como base «o golfe, o turismo náutico, o surf, o turismo da natureza, o turismo histórico e cultural, a gastronomia, o lazer, a boa vida em termos de qualidade de vida e depois um turismo também muito importante que é o turismo residencial», explicou o autarca.
No caso dos dois hotéis junto à Marina e à estação ferroviária de Lagos, cujas obras já estão em curso, a fase de construção, que deverá prolongar-se por cerca de dois anos, «irá criar cerca de 150 novos empregos», enquanto a plena operacionalização dos ativos, que ficará a cargo da AHM – Ace Hospitality Management, empresa especializada em gestão hoteleira do Grupo, deverá gerar «188 postos de trabalho permanentes no Algarve», revelou o presidente do Grupo Mercan Properties.
O Lagos Marina Hotel (cinco estrelas) tem uma localização privilegiada, «estrategicamente posicionado entre a marina de Lagos e o Oceano Atlântico».
Já o Hilton Garden Inn Lagos (quatro estrelas) terá 90 quartos, 27 deles suítes com kitchenette, numa área bruta total de 7.505 metros quadrados.Vai dispor, ainda, de um bar, restaurante e uma loja self-service 24 horas, assim como de um ginásio e piscina exterior.
Os hotéis também oferecem espaços para reuniões, assim como mais de 160 lugares de estacionamento repartidos entre ambos.
«Dotado de uma arquitetura especial, o projeto foi idealizado com vista à integração harmoniosa do ativo no espaço envolvente, repleto de jardins exuberantes, vistas incomparáveis, e que prioriza de uma forma inigualável a exposição solar ímpar que as terras algarvias proporcionam», sublinham os promotores.
Com estas duas novas unidades em construção em Lagos, o Grupo Mercan Properties reforça a sua parceria com a marca hoteleira de renome internacional Hilton, depois dos lançamentos do Sé Catedral Hotel Porto, Tapestry Collection by Hilton e do Hilton Garden Inn Évora.
Em Portugal desde 2015, o Grupo Mercan Properties, com origem no Canadá, soma já cerca de 1.2 mil milhões de euros investidos no país, através de 32 projetos no setor do turismo e hotelaria espalhados por diversas geografias de Portugal.
A isso soma-se a criação de mais de 600 postos de trabalho permanentes, para além da atração de marcas de renome mundial ao nível do setor do turismo e hotelaria, como a Hilton, a Marriott ou a IHG.
Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação
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