A Unidade de Ressonância Magnética do ABC Imaging Lab, situado em Loulé, vai ser inaugurada no dia 27 de setembro, anunciou o Algarve Biomedical Center (ABC).
A unidade estará a funcionar no ABC Imaging Lab, situado na Zona Nascente do Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, em Loulé.
Segundo o ABC, este equipamento «representa um avanço significativo para a região, reforçando o compromisso do ABC com a excelência e com o desenvolvimento científico».
A nova unidade, localizada em Loulé, integra-se no ABC Imaging Lab e tem como principal objetivo «incentivar o desenvolvimento da investigação clínica no Algarve, através da realização de exames de Ressonância Magnética de alta qualidade, em estreita colaboração com a Unidade Local de Saúde».
A sua abertura irá proporcionar «um acesso mais fácil e rápido a esta tecnologia avançada, essencial para o diagnóstico e para a monitorização de diversas condições
médicas».
A inauguração desta unidade não só permite à população local o acesso a exames de RM de tecnologia avançada, como também fortalece o papel do Algarve como um centro de excelência em investigação e inovação na área da saúde.
A Unidade de Ressonância Magnética irá funcionar em estreita colaboração com grupos de investigação da Unidade Local de Saúde do Algarve, bem como da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve, apoiando o desenvolvimento de novas técnicas e abordagens na área da saúde.
A unidade de Ressonância Magnética do ABC contará com «uma equipa técnica altamente especializada que acompanhará os pacientes em todos os procedimentos, fornecendo-lhes segurança máxima e confidencialidade em todas as fases do processo».
Para Pedro Castelo-Branco, presidente do Algarve Biomedical Center, «a nova unidade de Ressonância Magnética representa um passo importante para a nossa missão de oferecer serviços de saúde de alta qualidade e apoiar a investigação científica na região. Estamos entusiasmados por poder proporcionar à comunidade local acesso a tecnologia de ponta e assim da investigação no Algarve».
A cerimónia de inauguração contará com uma visita guiada às novas instalações que decorrerá pelas 14h30 na unidade de Imagiologia do Algarve Biomedical Center, em Loulé.
De manhã, no Palácio Gama Lobo, terão lugar várias palestras por especialistas ligados a este novo equipamento.
Assim, Helena Guerreiro irá falar da Importância da Unidade de Imagiologia do Centro Académico para a região do Algarve, Jorge Brito sobre o Impacto da Ressonância Magnética na saúde da comunidade Algarvia e futuras perspetivas no diagnóstico avançado, Teresa Correia abordará o tema do Status quo e futuras perspetivas da Ressonância Magnética na investigação científica, um representante da Philips apresentará os Avanços tecnológicos e aplicações da Ressonância Magnética, enquanto Carla Baía irá falar sobre as Aplicações de Ressonância Magnética e futuro do Centro Académico na investigação clínica. As notas finais estarão a cargo de Daniel Cartucho.
À tarde, segue-se a abertura oficial, com os discursos dos presidentes da Câmara de Loulé (Vítor Aleixo) e do ABC (Pedro Castelo-Branco).
Atualizada às 15h10, acrescentando pormenores sobre a importância do novo equipamento.
Comentários