Os valores da temperatura do ar irão aumentar de forma gradual a partir de hoje, sexta-feira, dia 13, e até ao próximo dia 16, e a subida mais significativa será sentida no litoral Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo o IPMA, esta situação deve-se ao facto de o estado do tempo em Portugal continental estar a ser «influenciado por um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, estendendo-se em crista até aos Açores, originando uma corrente de leste sobre a Península Ibérica».
Assim, espera-se valores de temperatura máxima acima de 30°C na generalidade do território, com alguns locais da região Sul a atingirem mesmo valores acima de 35°C.
A temperatura mínima também irá registar uma subida, em especial na região do vale do Tejo e no Alto Alentejo, onde se espera valores mínimos acima de 20°C (noites tropicais).
O IPMA salienta que «as temperaturas previstas são claramente acima do usua para o mês de setembro, não sendo de excluir o registo de uma onda de calor em alguns locais, mas não de forma generalizada no território continental».
O vento irá soprar do quadrante leste, com alguma entrada de brisa marítima no litoral oeste durante a tarde, estando prevista uma intensificação do vento nas terras altas a partir do final da tarde de domingo dia 15.
Na costa sul do Algarve, estão previstas ondas de sueste até 1,5 metros, com a temperatura da água do mar da ordem de 18°C, podendo aumentar ligeiramente nos próximos dias.
Na costa ocidental, a altura significativa das ondas não irá ultrapassar 1,5 metros e a temperatura da água do mar variará entre 14 e 16°C.
Devido a esta situação, o IPMA vai emitir aviso de tempo quente para alguns distritos do litoral.
Comentários